É uma discussão que não cabe ao torcedor. Ele simplesmente vestirá a camisa e dirá “não” caso seu time não tenha conquistado nada naquele período, e dirá “sim” caso contrário. Cabe bom senso, e exigir isso no futebol chega a ser um surto. Mas…
Os campeões do Robertão, ou Taça de Prata, como queiram, são os campeões brasileiros daquela época. O torneio, ao contrário da Taça Brasil, tinha moldes muito parecidos com o Brasileirão e pode sim ser considerado um campeonato brasileiro sem o nome.
A Taça Brasil não. Esta era uma Copa do Brasil com critérios quase parecidos. Não chegava a ser um campeonato no nível do Brasileirão, como é sim o caso do Robertão.
Por isso, conhecendo um pouco a história, acho razoável que se dê os devidos créditos as conquistas de Palmeiras (2), Santos e Fluminense. As da Taça Brasil, porém, eu juntaria aos da Copa do Brasil.
Claro que falar de BRASILEIRÃO é diferente de conquista nacional. Agora, temos que ser razoaveis: Quantas vezes o Brasileirão teve critério? Quantas formulas foram mudadas com o campeonato em disputa? E de um ano pra outro? Quantos anos houve rebaixamento? Em quantos deles houveram e não aconteceu na prática? Quantas vezes seu clube foi beneficiado sem que voce saiba, simplesmente porque a formula do ano seguinte ampliou para 200 times e ele não caiu? Ou algo parecido?
Sendo assim, sem que nos Brasileirões desde 71 tenha havido um critério único… nada mais justo do que considerar, ao menos, o Robertão, que era um Brasileirão tão organizado e amplo quanto os que vieram a seguir.
Aliás, o Brasileirão nada mais é do que a continuação do Robertão. Portanto… não acho nada injusto.
O passado dos clubes é parte da cultura nacional. E jogar fora os titulos, por exemplo, de uma era Pelé… chega a ser desprezível. Talvez por este desprezo, até em função de uma geração torcedora ao extremo na mídia, alguns torcedores questionem a grandeza de Botafogo, Fluminense, Santos, entre outros.
Falta informação. E é uma bela chance de aplicá-la no livrinho de história basica do futebol brasileiro.
A Liesa foi fundada em 1984, junto com sambodromo e regras claras.
PS – Quero registrar aos leitores do blog que o fato da maioria dos comentários que virão neste post serem contra o reconhecimento destes títulos nada tem a ver com o fato do blog ter 70% de seus leitores sãopaulinos, clube que nào ganhou titulos relevantes na época em questão e que deixaria de ser o único hexa Brasileiro. rsssssss
abs,
RicaPerrone
Terça-feira, Março 24 at 15:17
Acho que estes clubes tem que se orgulhar do que conquistaram independentemente do nome do tal torneio. Agora, querer mudar o nome do campeonato 40 anos depois, é desvalorizar a sua própria conquista. Se era tão importante o torneio na época, porqu querem mudar de nome agora ? Isso é próprio de clubes ultrapassados, tal qual o campeão da 51, que aguarda até hoje o fax da FIFA.
Terça-feira, Março 24 at 16:45
Seguindo esta lógica o SPFC não tem três mundiais, e sim 2 intercontinentais e 1 mundial – aliás, é essa a denominação que o Milan dá.
Terça-feira, Março 24 at 17:36
Pq o Milan dá essa denominação temos que seguir? Aqui no Brasil, sempre se chamou de Mundial Interclubes. Quem aqui força chamando de Intercontinental é quem nunca ganhou um.
Terça-feira, Março 24 at 17:54
Concordo com você, Emmanuel. Mas o argumento dos clubes pleiteantes segue essa mesma lógica sua: se os demais clubes não reconhecem como títulos nacionais mas no Brasil eles eram reconhecidos desta forma na época, não há porque não reconhecer – só não reconhece quem nunca ganhou um deles.
Quarta-feira, Março 25 at 10:16
Não misture as coisas. A FIFA reconhece os intercontinentais como títulos mundiais, agora. O mundial da FIFA nasceu claramente do torneio interclubes.
Resta saber se a CBF considerava o Campeonato Nacional era uma “evolução” ou continuidade da Taça de Prata ou não. Só se a resposta for afirmativa poderíamos considerar os campeões de um torneio como campeões do outro.
Terça-feira, Março 24 at 15:18
Vale tudo mesmo.
Robertão, Taça Brasil, Taça de Ouro, Taça de Prata, Torneio de verão 2000, Copa FAX de 1951, etc…
Os caras querem esconder a própria incompetência inventando títulos de décadas passadas.
E tem gente que concorda… Ainda bem que são poucos, bem poucos.
Terça-feira, Março 24 at 15:35
Copa Fax de 1951 foi massa, kkkkkkkkkkk
Terça-feira, Março 24 at 16:41
Quem ganhou a copa fax de 1951?
Terça-feira, Março 24 at 17:51
O trafic/parmalat-paulistinha.
Quarta-feira, Março 25 at 15:28
imcompetencia de pele, tostao, didi, vava….. da seleçao tricampea do mundo…
vc tem toda razao, cara!!!
Terça-feira, Março 24 at 15:24
Que falta do que fazer, seria o mesmo que o São Paulo querer ser reconhecido como o primeiro ganhador brasileiro da Copa Sulamericana (que é o Internacional), pois houve um dia uma tal de taça conmebol (até o Santos já ganhou).
O troféu tá lá, não precisa remanufaturar, o negócio é olhar pra frente e ver o que podemos ganhar a partir de hoje.
Terça-feira, Março 24 at 15:34
concordo com voce Rica, reconhecer o Robertão é totalmente justificavel, mas a taca brasil como campeonato brasileiro nao, tem que no maximo ser considerada copa do brasil.
Terça-feira, Março 24 at 17:23
Se liga se ganhamos Brasileiros ganhamos Brasileiros!
Se os caras ganharam Robertão é Robertão!
Puts é mexer com merda isso mesmo!!!
Quarta-feira, Março 25 at 9:53
Ontem o PVC falou que o Robertão era um Rio-São Paulo…
Quarta-feira, Março 25 at 15:14
entao, eh essa a impressao que eu tinha….que o Brasileirao tinha os moldes do Robertao, soh com a diferença de que o brasileirao era com times do pais inteiro, enquanto o Robertao era o Eixo Rio-SP….
Pra mim nem o Robertao poderia ser considerado como Brasileirao!!
Taça Brasil igual a Copa do Brasil…..
Terça-feira, Março 24 at 15:34
Boa Tarde.
RICA eu sou rubro-negro e tenho acompanhado teu blog desde que começou a post no URUBLOG.
e quanto ao caso em questão acredito que seja interessante contar os títulos, porém contar como Brasileiro.
Saudações Rubro-Negras
Terça-feira, Março 24 at 15:41
É engraçado que depois que o São Paulo foi penta, o Flamengo veio querer ser reconhecido como campeão brasileiro de 87 pra pegar a taça das bolinhas, sendo que tiveram desde 87 pra requerer esse reconhecimento.
Agora, depois que o São Paulo foi hexa aparece um monte de clube querendo incluir seus títulos do passado pra não deixar o tricolor ser o maior campeão brasileiro, e poderiam requerer isso a pelo menos 40 e tantos anos.
Não tem lógica querer considerar esses títulos (importantes em suas époas) como o “brasileirão” que foi criado desde 1971. Se foi criado um novo é pq um velho terminou, se terminou não pode ser considerado a mesma coisa … é simples!
Terça-feira, Março 24 at 15:49
Acho que o caso do Flamengo é diferenciado, já que envolveu mudança de regulamento, depois do campeonato iniciado. Os torcedores do Flamengo sempre se consideraram pentacampeõs, o que particularmente aceito. Nesse caso temos times que simplesmente querem mudar o nome de alguns títulos que conquistaram. Pergunta para um palmeirense quantos brasileiros eles ganharam. Tenho certeza que a maioria vai responder 4.
Terça-feira, Março 24 at 17:26
EXATO!
Terça-feira, Março 24 at 15:43
Nada contra, mas como diz o Marcelo no primeiro comentário, soa estranho requerer algo assim depois de tanto tempo. Em relação a reconhecer títulos da época de Pelé, só pq era época dele, diminui a importância do futebol. Pelé foi o maior de todos, mas o futebol é maior do que Pelé.
Os torneios que Pelé e outros ganharam, foram importantes para eles, atletas, clubes e torcedores e não podem se sujeitar a serem ridicularizados assim, onde esperam a ‘legitimação” por conta de um fax.
Terça-feira, Março 24 at 15:52
Acho exatamente a mesma coisa com a liga dos campeões… O real tem sie la qtos titulos, mas da “era moderna”, são só 2 ou 3 acho…
Mesma coisa No brasileirão, Santos tem cazilhão de titilhos no passado, mas isso não muda o fato do São Paulos era o Maior campeão do CAMPEONATO BRASILEIRO, não do Brasil.
Falei?
Terça-feira, Março 24 at 15:55
Concordo com o reconhecimento do Robertão.
Terça-feira, Março 24 at 15:56
Eu não sou dessa época, mas é importante saber de gente que viveu esses campeonatos (torcedores, dirigentes, imprensa) se era considerado um campeonato nacional. Se foi, tudo bem, mas se havia discussão desde à época, deixa como está e cada um que se sinta campeão como queira. Ou algum sãopaulino não se achava campeão do mundo até a Fifa reconhecer o título de 92 e 93? Aliás o reconhecimento pode até não dar em nada como no caso do título mundial do Corinthinas que, tirando a sua torcida, ninguém mais reconhece.
Terça-feira, Março 24 at 16:02
Mais campeões documentais.
Terça-feira, Março 24 at 16:03
Meu Deus, haja papel de fax pro Palmeiras ganhar título hein, a Fifa deve estar com a linha ocupada até agora.
Terça-feira, Março 24 at 16:06
Acredito que a pedida seja legítima sim. Se a CBF diz que o Vasco foi campeão brasileiro em 2000, mesmo não organizando o torneio (que não teve nem descenso, muito menos senso), pq não esses torneios dos anos 60?
Eram campeonatos brasileiros no sentido mais amplo da palavra (e não no sentido “marca” da palavra), mais disputados que os dos últimos anos e com jogadores que fizeram história no Brasil e no mundo.
O sãopaulino deixa de se dizer tricampeão do mundo porque a Fifa não lhe reconhece os títulos de 1992 e 1993? Então porque tem tanto sãopaulino nesses comentários desdenhando do direito dos outros?
O link da CBF listando o Vasco como campeão brasileiro de 2000: http://www.cbf.com.br/seriea/
Terça-feira, Março 24 at 18:10
“O sãopaulino deixa de se dizer tricampeão do mundo porque a Fifa não lhe reconhece os títulos de 1992 e 1993? Então porque tem tanto sãopaulino nesses comentários desdenhando do direito dos outros?”
Aonde vc viu que a FIFA não reconhece os títulos?
Vai no site da fifa e veja se não reconhece da uma olhada…
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/index.html
Ela reconhece como “Intercontinental Cup” se não fosse válido não ia ter todos os times que estão lá só ia ter o *rintia, SPFC, Inter, Milan e Manchester.
Quarta-feira, Março 25 at 7:54
Exatamente!!!
Vc disse tudo. Ela reconhece como “Intercontinental Cup” e não como Campeonato Mundial…
Quarta-feira, Março 25 at 8:30
entao a santander libertadores agora nao é mais o campeonato da america do sul? é só uma questao de nomenclatura…
Quarta-feira, Março 25 at 9:37
Danilo então me responda só uma pergunta já que ela não reconhece como mundial a “intercontinental Cup” pq os clubes por ex. o Flamengo, Grêmio, Santos estão lá???
É obvio que o nome é diferente um é intercontinental e o outro é mundial mas o significado é o mesmo…
Quarta-feira, Março 25 at 14:26
Reconhece, sim… como campeões intercontinentais.
Seguindo o raciocinio de “moldes da competição” o atual mundial da Fifa não é igual ao Intercontinental da Toyota, concorda?
A Fifa reconhece esses times como campeões intercontinentais, assim como a CBF reconhece Palmeiras e Santos como campeões do Robertão!
Quarta-feira, Março 25 at 15:22
quando o Milan foi campeao, a Fifa considerou que era o quarto titulo deles, o primeiro com a chancela FIFA….
os moldes nao sao iguais , porem sao muito semelhantes!!
Alias, atualmente nao tem nada a ver com aquele de Torneio de Verao 2000!!!
Quarta-feira, Março 25 at 17:12
É verdade. Em 2000 era mais justo, pois todos jogavam o mesmo número de jogos para chegar na final.
Terça-feira, Março 24 at 16:08
Bom, se um casamento é considerado a partir do registro em cartório (ou da cerimônia religiosa), não dá pro marido (ou a esposa) querer que o noivado e o período de namoro sejam contabilizados como anos de “casados” depois.
O que vale a data em que foi registrado seu início! .. rs
O resto é história!
Terça-feira, Março 24 at 16:08
Alguém q falou que o SPFC é maior campeão brasileiro e não do Brasil acertou na mosca. A “marca” campeonato brasileiro iniciou-se em 1971, mas campeonatos brasileiros (ou seja, campeonatos oficiais disputados por times brasileiros) existem desde os anos 60.
O futebol no Brasil não começou com a CBF. Oras, em 1970 o Brasil era tricampeão do mundo e alguém vai aceitar que não existiam campeonatos nacionais de igual valor aos de hoje antes de 1971?
Terça-feira, Março 24 at 17:31
Então pra que mudar o nome do Robertão agora? Quem ganhou Robertão ganhou Robertão! Quem ganhou Brasileiro ganhou Brasileiro!
Acabou!
Quinta-feira, Março 26 at 8:28
Ta morrendo de inveja hein ?! kkkkkkkk
Terça-feira, Março 24 at 16:09
um time com pelé nao pode entrar na disputa
entao minha tese é q se valide o titulo para os vices do santos
alias para melhorar … validaria apenas os titulos a partir dos pontos corridos!!!
spfc unico tri !!!
rsrsrs
Terça-feira, Março 24 at 16:14
Grande diferença!
Se quiserem reconher, que reconheçam…
Isso e so pra dar notica.
To mais preocupado na forma como o sp ta jogando. Se deixarmos de ser o maior campeao brasileiro, que seja. Isso nao vai altera em nd a grandeza e a importancia do meu time pra mim
Terça-feira, Março 24 at 16:31
Após ler isso acho que vc muda de opinião igual a mudança da Fórmula-1.
Leia atentamente:
Os cinco campeões da Taça Brasil (Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo) e os três do Robertão (Santos, Palmeiras e Fluminense) se reúnem hoje no Salão Nobre do Palmeiras para divulgar o dossiê sobre a equiparação dos troféus dos anos 50 e 60 ao Campeonato Brasileiro.
O diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elíseo, diz só ter tomado conhecimento do assunto pelos jornais. Garante que a decisão não será rápida.
“Se o dossiê chegar até a CBF, teremos de analisar. Mas terá de ser uma decisão calma, que certamente terá a participação do presidente Ricardo Teixeira. Não vamos definir rapidamente”, diz Elíseo.
Sou contra.
Mas, mais importante do que a minha opinião é que as pessoas entendam o assunto para poder se posicionar a favor ou contrariamente à ideia. Para ter opinião, em vez de paixão.
Então, antes de tudo, é preciso saber o que representavam esses torneios:
1. TAÇA BRASIL – Disputada entre 1959 e 1968 em formato de Copa do Brasil. É a irmã mais velha da Copa do Brasil.
Jogava-se em mata-mata e o campeão só entrava na disputa nas fases finais. Em 1962 e 1963, o Santos só entrou no torneio nas semifinais, direito reservado por ser campeão do ano anterior. Em 1963, só precisou de quatro partidas para ser campeão.
Em vários países, a Copa começou a ser disputada antes do campeonato. Na Inglaterra, por exemplo. E nem por isso a Copa foi equiparada ao campeonato.
OS VENCEDORES – 1959 – Bahia, 1960 – Palmeiras, 1961 – Santos, 1962 – Santos, 1963 – Santos, 1964 – Santos, 1965, Santos, 1966 – Cruzeiro, 1967 – Palmeiras, 1968 – Botafogo.
2. ROBERTÃO – Disputado entre 1967 e 1970, em formato de campeonato, em dois grupos de dez, com campeão e vice de cada grupo disputando o quadrangular final em turno único e pontos corridos. Chamava-se Robertão, por ser a ampliação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Rio-São Paulo, que passou a contar também com a participação de clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná — Bahia e Pernambuco tiveram acesso a partir de 1968.
OS CAMPEÕES – 1967 – Palmeiras, 1968 – Santos, 1969 – Palmeiras, 1970 – Fluminense
A ampliação do Rio-São Paulo deveu-se ao crescimento do futebol de outras regiões.
A diferença em relação ao Brasileirão disputado a partir de 1971 é a criação da Segunda Divisão.
Contando a Segunda Divisão, o Campeonato Brasileiro tinha 17 estados representados a partir de 1971. Por isso, passou a ser chamado Campeonato Nacional.
Um argumento contrário é que o Brasileirão teve nomes diferentes também a partir de 1971. Campeonato Nacional, Copa Brasil, Taça de Ouro, Copa Brasil, Copa União e Campeonato Brasileiro.
A frase definitiva, para mim, é de meu amigo Celso Unzelte. Você não precisa chamar Dom Pedro II de Presidente da República. Aliás, não pode.
Dom Pedro II era o homem mais importante da Nação no século XIX. Era o Imperador.
Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense ganharam títulos extremamente relevantes entre 1959 e 1970. Ganharam a Taça Brasil, irmã mais velha da Copa do Brasil, e o Robertão, irmão mais velho do Brasileiro. Mas não se deve incluir esses títulos na galeria dos campeões brasileiros.
Quem conhece a história, sabe a importância de cada um deles.
Para quem desconhece, equiparar ou não não faz a menor diferença.
Terça-feira, Março 24 at 16:34
NAO VEJO NADA DE +
O CURINTIA TEM TITULO CONTADO DE ANTES DE FUNDAÇÃO DA FEDERAÇAO E HOJE E COMPUTADO
Terça-feira, Março 24 at 16:35
faço das palavras de Celso Unzelte as minhas:
Você não precisa chamar Dom Pedro II de Presidente da República. Aliás, não pode.
abraços,
Terça-feira, Março 24 at 16:37
Pode a cbf aceitar, pode aparecer time ai com 200 titulos pq EU sei o que e ver meu time ser campeão da Liberadores e tri brasileiro no estadio, eu sei o q e ser campeão do mundo, eu sei a festa que fiz e as noites q fiquei sem dormi, os momentos q marcaram cada uma dessas conquistas!
Agora o Ademir da Guia perde de vez o posto de principal jogador da historia do Palmeiras pq o aparelho de Fax sera mais importante q ele na historia do Palmeiras!
Quarta-feira, Março 25 at 0:15
kkkkkkkkkkk!!! Boa!
Já era Ademir da Guia!! O aparelho de Fax é o melhor camisa 10 que o Palmeiras já teve…kkkkkkkk!!! Já estão até reservando um espaço pra ele no Museu do Palmeiras…kkk
Fiquei sabendo que vão erguer uma estátua de um aparelho de Fax no “novo” Palestra Itália…hehehe!
Quarta-feira, Março 25 at 14:53
VAI TE CATAR MALUCO!!
QUANDO que O SPFC TEVE UM JOGADOR DO NIVEL DO ADEMIR?
Talves o Diamante negro e olhe lá…..
Terça-feira, Março 24 at 16:37
1968 – Botafogo(Taça Brasil)
1968 – Santos (Robertão)
Para se ter uma ideia, teriamos dois campeões brasileiros em 1968? É isso… rssss
Só ironizando mesmo esse circo, criado pelo Sr Beluzzo, os suinos estão ficando especialistas nisso, e a Copa Fax (1951) já chegou?!
Terça-feira, Março 24 at 23:08
na argentina tem dois campeonatos nacionais no mesmo ano… ql o problema?
Quarta-feira, Março 25 at 8:21
Fillipe, o problema é que aqui é o Brasil e não a Argentina…
Captou??!!
E aqui tb tem dois campeonatos Nacionais no mesmo ano… Copa do Brasil e Brasileirão.
Quarta-feira, Março 25 at 12:14
O Flamengo já divide o titulo de 87 com o Sport, o 68 teria dois donos, ou seja, cachorro com dois donos não reconhece nenhum e vamo que vamo…
Quarta-feira, Março 25 at 13:21
ue, se como tão falando por ai, q o campeonato já mudou tanto. Quem sabe no futuro ñ terá dois brasileirões no ano?
Quarta-feira, Março 25 at 9:54
O pior foi o Palmeiras que ganhou 2 Brasileiros em 1967… Foi bi no mesmo anoo.
Terça-feira, Março 24 at 16:38
Seguinte, se esses títulos citados fossem lembrados por todos, essa unificação não seria necessária. Por exemplo, quando alguém fosse citar que o Palmeiras é tetra brasileiro, citaria também esses títulos conquistados anteriormente.
Mas não é assim. Ninguém sequer comenta sobre isso.
Eu só conheço porque sou palmeirense e gosto de saber da história do meu clube. Acho que essa falta de informação e essa exclusão dos títulos antigos não fazem bem pra história do futebol brasileiro. De uma forma ou de outra acho que essas conquistas precisam ser valorizadas. E hoje, não tem como discordar disso, elas são esquecidas. Então sou a favor disso tudo.
Terça-feira, Março 24 at 17:11
agoraaa sim alguem sensato.. o ponto é justamente outro..
eles sao campeoes brasileiros? nao, nao sao.. o brasileirao surgiu em 71..
mas foram campeoes dos titulos mais importantes da epoca.. oq é glorioso.. deve-se sim valorizar os titulos de outras épocas.. mas dai qrer equiparar com titulos atuais é uma babquice sem tamanho..
o spfc nunca foi na fifa pdir pra ser chamado de tri mundial.. pq? pq tdo mundo sabe da importancia da intercontinental.. q é a msm coisa q o mundial…
seria mto legal q qnd um palmeirense dissesse q é campeao do robetao.. fosse admirado pelo titulo do robertao.. e nao como um “brasileirao da epoca”..
Quarta-feira, Março 25 at 12:39
Não era o titulo mais importante da época, o mais importante era o título estadual, essa é a grande diferença, daquela época esses torneios tinham a mesma importância que o campeonato Paulista tem hoje.
Quarta-feira, Março 25 at 13:39
Exatamente. Naquela época o que valia eram os estaduais. Ninguém tinha esses campeonatos aí como principal objetivo.
Pra você ver o quanto eram importantes.
Terça-feira, Março 24 at 16:39
Para aprofundar o debate sugiro o post que o Pvc fez sobre o assunto. Não digo que ele seja o dono da verdade, porém nesse post conta um pouco sobre a história de cada competição. Importante conhecer para poder formar uma opinão mais concreta. E eu vou na mesma linha de raciocinio do pvc, respeitando sempre opiniões alheias.
http://blogs.espn.com.br/pvc/post/40717_O+QUE+A+CBF+PENSA+SOBRE+O+DOSSIE+DA+EQUIPARACAO+DOS+TITULOS+NACIONAIS
Terça-feira, Março 24 at 16:41
Não sou contra e nem a favor, muito ao contrário.
Agora falando sério: ddepois que a Hicks-Muse, parceira da Traffic (hoje Palmeiras), comprou o torneio de verão 2000 pro Corinthians, tá tudo valendo.
Analise a situação de 1 campeonato mundial da fifa, cuja finalíssima foi disputada por 2 times do mesmo país, sendo que 1 deles nem tinha porque estar lá…
Digno de organização brasileira, não é mesmo?
SSP.
Terça-feira, Março 24 at 16:42
O que eu quero é que o SPFC troque de treinador e ganhe essa libertadores.
O resto é resto.
SSP.
Terça-feira, Março 24 at 16:44
Bastou um comentário dizendo “Copa Fax” ali no comentário 2 que agora todos os são paulinos falam Copa Fax também.
Quanta união hein? Porque não fazem isso no estádio também, apoiando o time?
Terça-feira, Março 24 at 16:45
Uma frase perfeita:
Se o Atlético Mineiro é o 1º Campeão Brasileiro fato, em 1971, logo o que estão questionando não existe, pois antes do 1º não vem nada, não existe nada!
Terça-feira, Março 24 at 16:54
Não sei como era o tal Robertao e Taça Brasil, até por que não era nem espermatozoide na época.
Sou São Paulino, e nem por isso alienado para reprovar o reconhecimento de titulos antigos somente por que meu time nao esta entre os requerentes do reconhecimento.
Penso somente sobre a seguinte questao: andei lendo, que os times querem reconhecimento de titulos de campeonato brasileiros (tanto robertao quanto taça brasil). Ai cabe uma ressalva enorme! pois como poderia o palmeiras ganhar dois brasileiros no mesmo ano??
Acredito que o mais razoavel, se realmente estes campeonatos fossem os antecessores ao atual, que deveriam sim ser reconhecidos, mas somente com muita coerencia, razao e justiça, sem fundos politicos, favores e agrados a patrocinadores, personalidades, politicos e figuroes do mundo do futebol..
O que, em se tratando de futebol brasileiro, convenhamos, é muito complicado de acontecer..
Fica um alerta, caso a CBF reconheça tais títulos, que o faça com um embasamento muito bem determinado e critérios objetivos e justos, pois caso contrário, abrirá precedentes para milhares de pedidas de outras agremiações, dos mais variados torneios um dia já conquistados.
Que estes reconhecimentos, sejam justos, e não passem a ser declarações politicas de diretores, dirigentes, presidentes e afins de uma epoca, que fique mudando a cada nova posição.
Abraço Rica, parabéns por seu blog. (Sao Paulino viu!)
Terça-feira, Março 24 at 16:55
O SPFC é o 1º Tri-Campeão brasileiro.
O Santos do Rei Pelé, ganhou cinco copinhas seguidas, se valesse tanto, como pregam agora, nos não seriamos o 1º Tri-Consecutivo.
Terça-feira, Março 24 at 17:04
Terei que discordar de você mesmo concordando na maioria das vezes!
Infelizmente, não tem como considerar esses campeonatos! E não falo com o coração sãopaulino e sim com a razão! Se esses campeonatos são tão importantes, porque os próprios torcedores dos times desconhecem? Perguntei a amigos santistas e palmeirenses e a maioria só foi ficar sabendo disso há pouco tempo quando nos tornamos penta e o outros clubes buscaram algo pra não ficar pra trás.
Não estamos jogando fora os títulos do Pelé… Porque os próprios clubes não dão valor a esses títulos? Porque o Santos não usa no seu marketing que foi tantas vezes campeões do Robertão, Taça Brasil ou o que quer que seja? O Bi Mundial é da época do Pelé e eles falam até hoje… Já os outros foram esquecidos! Ou seja, pra que dar valor agora?
Daqui uns anos acaba a Sulamericana e vão querer juntar com a Libertadores, afinal times grandes disputam e é quase a mesma coisa… Mas não é… Cada título é um título! Se a CBF tivesse pego o Robertão e dito, “a partir de hoje ele se chamará campeonato brasileiro e será disputado da seguinte forma…” aí tudo bem!
Até acho estranho, já que eles insistem tanto que é a mesma coisa, porque os clubes não reclamaram quando acabaram com esses campeonatos e começaram com o brasileirão?
Imagino eu… Amanhã a CBF acaba com o Campeonato Brasileiro e começa outro campeonato igual, com outro nome… São Paulo, Flamengo, Corinthians vão ficar quietos e falar “OK! COMEÇAMOS DO ZERO AGORA!”? óbvio que não… Se é igual e tão importante quanto, vão querer que tenha uma continuidade dos titulos ganhos, mudando de nome ou não… Portanto me estranha os clubes não terem exigido isso na época… Me estranha não… Me explica tudo!
Terça-feira, Março 24 at 17:04
Perrone
O fato dos times campeões e vices da Taça Brasil disputarem a Libertadores e o torneio ser até 1966, o único torneio nacional não os crededencian como campeões brasileiros?
Acho que apesar dos nomes serem diferentes. O valor dos títulos é o mesmo. Acho uma bobagem essa reinvidicação. Enfim…
Terça-feira, Março 24 at 17:06
SPFC
Na Argentina não tem dois campeões por ano???
Aqui é Brasil veio. Pode tudo…rss.
Terça-feira, Março 24 at 17:17
Reconhecer o que? Acho que a galera está viajando! Isso que eu vejo como inveja total, estão com raiva do São Paulo falar que é Hexa. Pq isso não foi falado antes, engraçado e ver que os caras começam a reclamar alguma coisa após o São Paulo ganhar mais do que eles!
Primeiro foi o Tri Mundial São Paulo ganhou e se tornou o grande campeão do Brasil, depois apareceu uns 10 falando de Taça Brasil.
Depois foi ser Penta do Brasileirão que teve time querendo reaver o titulo do Sport.
Agora que o São Paulo é Hexa estão querendo mexer nas tumbas dos campeonatos e mudar o nome para poder se igualar ao São Paulo.
Puts chega a ser uma coisa ridícula desses times. Ganhou o Robertão (titulo em homenagem ao Roberto Carlos) já era coloca lá no site Campeão do Robertão, ganhou qualquer outra coisa coloca lá que ganhou e já era. Que palhaça isso einh! Daqui a pouco a taça Maria Quitéria vai ser trocada de nome tbm para ganhar mais popularidade para Torneio DF x SP.
Na moral se é pra mexer com mortos Vivos chama o Rick O’Connell ator do filme The Mummy!!!
Terça-feira, Março 24 at 17:19
E o Pior os times se juntam para tentar fazer um barulho maior ainda e alguém ouvir! Que coisa ridicula!!!
Já penso ficam em conferência: “amos, vamos todos lá juntos para mudar isso o São Paulo não pode ficar nos zuando o tempo todo…”
E o olho gordo continua, pq não tentam ser campeões este ano? Não, o mais facil é trocar o Robertão para Brasileirão…!!!
Terça-feira, Março 24 at 17:41
Taça Brasil não Taça Rio né??rsrsrs
Terça-feira, Março 24 at 17:19
Só queria saber quem ganhou a copa Fax.
Rica me falaram q você fica todo animadinho vendo a mangueira entrar.
Quarta-feira, Março 25 at 9:19
Um time paulista disputou no Rio um torneio internacional há 58 anos e passou um fax para FIFA para reconhecerem como título mundial. O time tem oito estrelas no escudo porque foi fundado em agosto.
Terça-feira, Março 24 at 17:24
Rica vc n vai fala do caso do Marcelo Teixeira n?
To esperando.
Abs
Terça-feira, Março 24 at 17:31
Não vou entrar no mérito se é certo ou errado… mas é mto irônico que esses clubes resolveram reinvidicar os títulos somente após o SPFC ser “Hexa”… aliás, na época do Penta já houve uma movimentação nesse sentido.
Terça-feira, Março 24 at 17:31
perrone vc foi extremamente infeliz na sua ironia no final do post..
o sp tinha uma verdadeira maquina na decada de 40.. com leonidas e cia.. se nao me engano foi 4x campeao paulista.. e só nao foi campeao brasileiro tbm apenas por nao existir um campeonato desse tipo na epoca..
vc vê algum sao paulino chorar por isso?
cruzeiro, palmeiras, santos, bahia e cia tiveram times memoraveis.. os melhores da historia do futebol.. mas nao foram campeoes brasileiros pq ele simplesmente nao exisita.. simples assim…
deve se valorizar as conquistas de epocas passadas.. mas nao da pra dizer q sao as msms q as atuais..
o campeao da mercosul é campeao da sulamericana? nao!.. a forma de disputa é igualzinha.. os times sao os msmos…
Quarta-feira, Março 25 at 1:03
O Rica pisou na bola nessa aí. O São Paulo não ganhou esses campeonatos aí porque o clube estava empenhado na construção do Morumbi. Estou certo, ou errado?
Quarta-feira, Março 25 at 10:00
Certíssimo!
Terça-feira, Março 24 at 17:31
bando de mumias lazarentas!
kkkkkkkkk
Terça-feira, Março 24 at 17:43
Ridiculo criar uma discussão desta, mas tomara que dê os títulos para o Palmeiras, Santos, etc.
Está é a única maneira de passarem o sPFC em títulos, acho que se isto for aceito, as torcidas irão na praça comemorar e os times lançaram camisas comemorativas.
Pois ganhar assim, é tão empolgante quanto ganhar no campo ao vivo
Terça-feira, Março 24 at 17:48
Algumas Taças Brasis tiveram tanta importância quanto os Robertões, que por sua vez eram os Brasileirões da época. Mas se for considerar isso, em alguns momentos a Copa Rio/São Paulo foi o torneio mais importante do ano. E se voltarmos no tempo ainda mais, quando os times nem viajavam direito, vencer um Campeonato Paulista ou Campeonato Carioca era o mesmo que ser campeão nacional. Portanto, ou faz um estudo detalhadíssimo, coisa de FBI e CIA mesmo, ou deixa como está, porque injustiças serão cometidas aos montes.
Terça-feira, Março 24 at 17:52
Rica tenho uma outra questão mas que se aplica:
Hoje temos a Sulamericana, certo? Inter é o campeão. Diz-se o único que ganhou tudo, certo?
Mas lembro que o SPFC (e outros, mas fico no SPFC, porque terei outro título para comentar tb) ganhou a Conmebol e nem por isso, pode-se dizer que o SPFC ganhou a Sulamerica antes que o Inter ou que os títulos devem ser contados como iguais.
Outro título que o SPFC ganhou, sobre o Flamengo (eu estava no Maracanã!!), foi a SUPERCOPA de LIbertadores.
Nem a CONMEBOL (Origem e quase mesma fórmula da COpa Sulamericana), nem a Supercopa de Libertadores podem ser consideradas como COpa Sulamerica (e por consequencia, os vencedores – SPFC, Atlético Mineiro, Cruzeiro, etc -, não poderiam pedir a equiparação dos títulos.
O SPFC, nosso exemplo, ganhou a Conmebol e a Supercopa de Libertadores, mas não ganhou a Sulamericana. Ponto Final.
Da mesma forma que os clubes acima não podem querer ser considerados, Campeões Brasileiros, pois o que ganharam foi Taça Brasil e Robertão, títulos que outros clubes não tem, como o próprio SPFC.
Seria muito mais importante dar a estes títulos importância do que querer permutar como se torneios atuais fossem…
POr fim, não podemos utilizar como exemplo os Mundiais de Clubes, antes em tóquio e hoje sabe-se lá onde, porque o que mudou foi a formula de disputa, mas o nome do torneio, a importância, bem como o reconhecimento nacional e internacional, dos torneios Toyota World Cup e O Mundial da FIFA (de 2005 para cá) é exatamente o mesmo.
Quarta-feira, Março 25 at 16:27
Fora a Copa Mercossul, que é a mesma coisa que a Sulamericana atualmente. São competições diferentes, e querer ganhar “títulos” dessa forma só mostra o quão medíocre estes times se tornaram.
Terça-feira, Março 24 at 18:01
Desnecessário.
Esses títulos do passado já estão registrados na história dos clubes e em suas salas de troféu.
Não entendo a necessidade de mudar sua denominação.
Terça-feira, Março 24 at 18:04
Rafael Machado, o nome mudou sim, e a fórmula de diputa tb… logo, mudou tudo, exceto que continua um jogo de futebol. Mas nesse caso o que vale é a consideração, quem ganha é o campeão mundial nos 2 casos e não tem discussão. O que deve imperar na decisão da CBF pra esses times é a consideração que esses torneios tinham na época, só que o estudo tem q ser detalhado e geral, não só desses times e desses torneios, mas sim de tudo, desde que começou o futebol profissional no Brasil, desde a criação da CBD.
Terça-feira, Março 24 at 18:12
Mudou?
então veja no seite da fifa se mudou?!
Terça-feira, Março 24 at 18:25
Caro Rica, li quase todos os blogs sobre o assunto. E parabéns, o seu foi o mais sensato. Sou palmeirense e acho que temos direito a mais 2 títulos brasileiros (67 e 69) Vi esses campeonatos. O que estraga é o nome (Torneio Robertão). Parece que se jogavam poucas partidas. Pelo contrário. E frise-se, somente os estados participantes do Robertão foram campeões brasileiros. Você tem toda a razão sobre as “n” fórmulas de disputa. Lembra que o Atlético Paranaense foi campeão em 2001 disputando quarta e semifinal num jogo só e em casa? Mas nem por isso vamos diminuir seu título. Isso se aplica a vários. O Inter em 1979 foi campeão invicto. Mas sabe quantos paulistas da 1. divisão disputaram esse campeonato? Somente 2, Palmeiras e Guarani. O resto – Santos, Corinthians e São Paulo por exemplo- ficaram de fora. Mas o Inter é campeão e ninguém discute.
Terça-feira, Março 24 at 18:49
kkk quanta besteira!
O cara quer mudar para Brasileiro pq o nome Robertão é feio… Kda coisa viu!
Seu nome é João há 40 anos e agora vou mudar para José pq agora que eu percebi que o nome é feio, mas é parecido com José!
Terça-feira, Março 24 at 18:46
Enquanto o SPFC ganha um brasileiro por ano os outros esertões querem ganhar 3 ou 4 de uma só vez.
Como será que vai ser o festerê de comemoração?
“Palmeiras, penta-hexa-hepta-octa único?”
Terça-feira, Março 24 at 18:52
kkkkkkkk estão com olho gordo isso sim!
Seca Pimentera: Queria ter um time igual ao seu, cheio de titulos! Mas não como Robertão e sim Brasileirão que é mais bonito né…rsrsrs
Terça-feira, Março 24 at 18:52
Rica, apesar de vc achar que quem for contrario a sua opinião aqui é pq é sao paulino, devo dizer que sim, sou sao paulino e nao, nao sou a favor que sejam reconhecidos os titulos aos brasileiros que sao contados a partir de 71.
Cada um com seu cada um. O Robertao representava um campeonato nacional, mas era o Robertao, e nao o Brasileiro.
Ganhram o Robertao, ficaram com a taça, teve o seu valor e tem sua importancia histórica, mas um foi um e outro é outro.
Leia o que o Juca Kfouri diz a respeito. A minha opiniao combina com a dele
Ah, ele nao é sao paulino nao viu!!!
Abs
Quarta-feira, Março 25 at 9:46
O Rica sempre tem que fazer um polêmica com a torcida com do SPFC…rs
Não leve ele tão a sério…rs
Terça-feira, Março 24 at 19:20
“Não é preciso transformar D. Pedro II, o Imperador do Brasil, em presidente do país para saber que era ele que mandava no país” – Celso Unzelte
Os times que fazem esse dossie se apequenam cada vez mais manchando suas conquistas querendo rotula-las como Brasileiros. Eram os campeonatos que existiam e assim devem ser tratados… Nada vai mudar. Isso é picuinha de times que estão se apequenando cada vez mais e que veem necessidade em se tornar maior que A ou B na base de dossies.
Terça-feira, Março 24 at 19:27
Rica, tira uma duvida que eu tenho em relação ao que vc fala….
O que é um clube grande??? Defina por favor!!!
Quer um exemplo??? O Torino na Italia tem 6 titulos italianos, ganhos com maquinas de jogar futebol, tem uma tradição enorme, é quase centenario mas é considerado pequeno!!! O Genoa a mesma coisa… Tem historia e tradição e é pequeno…
Quais os criterios que vc enumera para dizer que um clube é grande ou não???
Porque dizer que um time que vive a sombra de seu passado glorioso é grande, quando não é mais??? As coisas mudam e o que era grande fica pequeno….
Só quero entender!!!
Quarta-feira, Março 25 at 10:58
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
Terça-feira, Março 24 at 20:32
Wagner, você não entendeu absolutamente nada. Torneio deprecia, pois parece um daqueles caça níquel. Robertão porque é nome de gente. Você conhece algum campeonato com nome de gente? E você me parece mais um que não sabe nada de história e vem com monte de piadinha para encher o saco. E não é porque a CBF pode reconhecer ou não que o Palmeiras deixará de ser um dos grandes da história. E nós fomos campeões quando todos os jogadores campeões do mundo jogavam aqui. Esse dossie apenas lembra que há história e ela deve ser conhecida.
Quarta-feira, Março 25 at 13:24
Você está certo não conheço nada de história e fico aqui com piadinhas, certíssimo.
Pq ao ouvir falar disso a única coisa que vem a minha cabeça é sorrir! É uma situação ridícula dos times que estão tentando isso, vocês mesmos estão depreciando a história dos jogadores campeões do mundo que ganharam o Robertão.
Concordo que a história deve ser conhecida, mas não a CBF deve fazer isso e sim seu time fazendo sua torcida se lembrar de um grande torneio que disputaram e ganharam e não tentar mudar o nome do campeonato para se aproximar de outro clube.
No próprio site do seu time está constando:
Campeonato Brasileiro – 1972, 1973, 1993 e 1994
Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1967 e 1969
Pra que mudar isso, ganhou o Robertão 2x e Brasileiro 4x acabou!
Terça-feira, Março 24 at 20:51
Eu sei que a Portela tem 21 titulos e o São Paulo tem 6… rsrsrsrsr
Isso que interessa! kkkkkkkkk….
Quarta-feira, Março 25 at 9:25
A Portela tem titulos do carnaval CARIOCA. Nenhum brasileiro.
Quarta-feira, Março 25 at 9:30
a Portela tem 21 Taças Guanabara. O SPFC tem 6 BRASILEIROS.
Essa é a diferença…
Terça-feira, Março 24 at 21:26
Rica mais uma vez mostrou coerência e conhecimento do tema que aborda.
E mais uma vez eu concordo com ele.A Taça Brasil deve ser incorporada a Copa do Brasil e o Robertão incorporado ao Brasileirão.
Abraço.
Terça-feira, Março 24 at 21:48
tudo isso na verdade é uma tentativa ridicula de passar a frente do tricolor, pq o sampa tá incomodando muito e eles desesperados tem que buscar titulos antigos e até jogo de rachão pra dizerem que são melhores que o sp. agora so falta as frangas contarem copinha sp como titulo e dizer que é o maior ganhador de titulos brasileiros. ridiculos.
Terça-feira, Março 24 at 22:09
Acho que é um assunto muito polêmico e dá muito pano para manga. Há bons argumentos dos dois lados da história, então acho que não devo entrar no mérito da questão.
O ponto que acho mais interessante – quiçá divertido – é o fato de ver outros times desesperados para conseguir reconhecimento de títulos (até justamente, eu diria) para superarem o São Paulo.
O desespero alheio é péssimo, mas no futebol, ah, como é bom. Ninguém se conforma com o fato de sermos o que somos e termos ganho – sem asteriscos – o que ganhamos.
Sendo assim, amigos são-paulinos, prevejo que vão pedir a equivalência entre campeonatos de futebol de botão e o campeonato brasileiro em mais ou menos 3 ou 4 anos, quando formos Enea Campeões (nove vezes, para os torcedores de outros times que, eventualmente, não saibam contar).
Terça-feira, Março 24 at 22:11
DISCONCORDO.
ROBERTÃO É A CEBEÇA DO MEU PAU !
SÃO PAULO HEXA E MENGÃO PENTA.
O RESTO VAI MIJAR NA CAMA E CHORAR PQ AI FICA QUENTINHO.
Terça-feira, Março 24 at 22:21
Eu como são paulino não me importo nem um pouco com essa história, aliás, acho até divertido! Tomara que a CBF reconheça tudo! Só vai ser mais um objetivo a ser alcançado pelo Tricolor… já estávamos ficando sem ter o que ultrapassar mesmo. Mas que vai ser mega ultra humilhante para eles quando até mesmo com isso tudo o São Paulo ultrapassar… ahhh, e não demora muito. Quero ver o que vem depois… título dos amadores… juvenis… dente de leite… vai reconhecendo.
Terça-feira, Março 24 at 22:28
Que legal, o Palmeiras ganhou dois “brasileiros” em 1967 então.
Terça-feira, Março 24 at 22:45
Caramaba!!! Entendam pelo amor de Deus que as equipes não querem mudar o nome dos torneios!!!
Elas querem que sejam “reconhecidos” porque eram os campeonatos nacionais da época!!!
Ninguém pode contestar que o sp é hexa campeão do CAMPEONATO BRASILEIRO, do mesmo modo que os são paulinos não podem ignorar (como a maioria está) que não é o maior campeão NACIONAL, o sp é incontestavelmente o maior campeão da era BRASILEIRÃO, mas não o maior campeão nacional de todos os tempos.
O desespero dos são paulinos é esse, desespero esse que não tem base nenhuma!!! Que mal há em não ser o maior campeão nacional? Não há mal nehnhum! Assim como não há mal nenhum os torcedores de outros clubes reconhecerem que o sp é o maior campeão do campeonato brasileiro!!!
O que ocorre é que a parte mais desinfromada e não-esportiva dos são paulinos não querem aceitar o fato de alguém ter ganho mais nacionais que eles! E a parte desinformada e anti-esportista de torcedores dos clubes que ganharam o Robertão ao invés de reconhecer o valor de ser campeão nacional querer usar isso para tirar sarro dos rivais!!!
É idiotice dos dois lados: tanto o lado que quer os títulos pra tirar onda, como o lado dos são paulinos que estão entrando em desespero ao verem que não são “soberanos” nacionalmente e sim “soberbanos” porque querem ser os maiores em tudo, e não é bem por aí! O sp é “soberano” nos campeonatos brasileiros? É! Mas não é o maior campeão NACIONAL de todos os tempos!!!
Não to aqui pra defender nem tirar sarro de ninguém!
Quarta-feira, Março 25 at 10:16
Sem essa, tem um monte de times que ganhou mais títulos nacionais que o São Paulo, é só incorporar Rio-São Paulo+Copa do Brasil+Taça dos Campeões+Robertão+Taça Brasil.
Soma tudo isso aí e deve ter algum time que ganhou mais vezes.
Agora me responde, por que os Times não querem o reconhecimento da Copa do Brasil como Campeonato Brasileiro?
Será que é porque é recente e todo mundo sabe que são coisas diferentes?
Quarta-feira, Março 25 at 13:27
Tudo isso por causa do Filme Soberano…rsrs
Só pq o time vai lançar o filme os caras querem derrubar isso para contar que o São Paulo não é Soberano está explicado…rs
Terça-feira, Março 24 at 23:24
rica…
nada a ver c o assunto, mas vc viu o gol do conca no jogo do flu hj?!
golaço! o futebol agoniza mais não morre!!!
abraço,
juba
Quarta-feira, Março 25 at 13:28
Nelson Sargento: Samba agoniza mais não morre alguém sempre te socorre…
Quarta-feira, Março 25 at 17:05
era esse o proposito…
Terça-feira, Março 24 at 23:33
Eu como São Paulino gostaria muito que estes titulos ANTES DO BRASILEIRÃO fossem reconhecidos como BRASILEIRÃO, até poderiam incluir ai a tal COPA UNIÃO pois assim dariam alguma meta ao São Paulo, passar novamente o numero de titulos desses time, estava pensando um dia desses:
O Corinthians vai fazer 100 anos (cem anos) e tem uma grande meta que é a de SE CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES PARA PODER QUEM SABE GANHA-LA PELA PRIMEIRA VEZ NO ANO DO SEU CENTENARIO…
O Flamengo hoje corre atras do São Paulo, cansou de se entitular Penta Unico, teve que se contentar em ser reconhecido como o primeiro penta (agora vcs são os penta unicos rsrsrs) e hoje tem a meta de ultrapassar o São Paulo em titulos Nacionais…
O Palmeiras coitado, tentou reconhecer um Mundial através de um Fax e hoje tem a meta de chegar a um titulo Mundial, unico (e mais dificil) titulo que falta em seu curriculo…
Outros times querem ganhar pela primeira vez o Brasileiro ou a Libertadores e o São Paulo, qual sua meta???
é o maior detentor de titulos Brasileiros;
é o maior detentor de titulos da Libertadores;
é o maior detentor de titulos Mundiais;
Tem Estadio.
Qual seria a meta do São Paulo??? O que nos motivaria no ano do centenario (se com apenas 74 anos ja temos tudo isso)???
Por favor CBF reconheça TODOS ESTES TITULOS, que o Santos tenha não 8 Brasleiros e sim 19 para dar graça ao futebol, para fazer com que tenhamos um longo caminho pela frente, pq se for só 8, em no máximo 5 anos ja estaremos na frente novamente.
O São Paulo não ganhou nada nesta época??? O Morumbi é o que??? Enquanto corriam atras de Campeonatos que não seriam reconhecidos no futuro, nós construiamos o Palco da abertura da da Copa de 2014, e outra coisa, ainda bem que deixamos os adversarios sairem na frente pq imaginem hoje nós com 18 Brasileiros, qual seria a graça do futebol???
Quarta-feira, Março 25 at 0:02
No inicio achei que fosse mais uma besteira tipica do ricaperrone.. me assustei quando vi esse tema no jornal.. é algo tão absurdo que merece apenas ser ignorado.. e caso venha a se concretizar, mais um motivo para se deixar de lado o campeonato..
Quarta-feira, Março 25 at 0:05
Acho muito pequeno da parte desses times querer ganhar titulo no tapetao.
Nao e o caso deles ja nao serem reconhecidos. Ninguem nunca disse que o Santos nao tem Taca Brasil ou Robertao. O que me deixa indignado e essa tentativa de anabolizar as conquistas na canetada. E uma atitude muito, muito mesquinha.
E Taca Brasil, sinceramente, nao tem nada a ver com Brasileiro. Como pode um time ser campeao nacional vencendo apenas dois adversarios, como foi o Santos?
Quarta-feira, Março 25 at 0:37
Acho que vc tem toda razão…vc usou o termo certo…estão tentando “anabolizar” os títulos antigos a canetada. Eles não valorizaram os títulos (importantes) durante 30 anos, e agora vem com essa de dossiê. Quem tem que valorizar esses títulos são os próprios torcedores dos times, e não a CBF. Se o torcedor não conhece a história do seu próprio time, o problema é do torcedor, e não do torneio (que deve ter sido ótimo)!
Os times fizeram pouco caso dos torneios, e agora que se vêem atrás e sem pespectiva de subirem, ficam arrumando jeito pra vê se ficam maiores – mas como vc disse, à base de “anabolizantes”.
Não entendo o porque do dossiê, já que esses títulos já são reconhecidos. Só não tem o nome de BRasileirão, mas são como se fosse. Os times que utilizem isso a seu favor. Vão mudar as nomeclaturas dos torneios agora? Pra mim, que sou Santista, é mais motivo de chacota do que de orgulho esse tal dossiê! Os títulos já existem…ponto final! É só homenagear os antigos campeões e darem o devido valor a esses torneios, e não querer equiparar com os torneios atuais. Parece até que são títulos inferiores, mas não são. Fico envergonhado com esse dossiê. Quero comemorar títulos do Santos agora, e não da época do meu avô!
Quarta-feira, Março 25 at 0:24
Cada campeonato tem seu nome, quem ganhou Robertão, ganhou Robertão, quem ganhou Taça Brasil, ganhou Taça Brasil e quem ganhou Campeonato Brasileiro, ganhou Campeonato Brasileiro.
Dificil entender?
Então quando um campeonato é extinto podemos dizer que ele equivale a outro por ser parecido ou ter a mesma abrangência?
Então quem ganhou a Mercosul pode dizer que é campeão da Sulamericana? E quem ganhou Rio-SP pode dizer que ganhou um Estadual?
E o Supercampeonato Paulista vale um Campeonato Paulista? podemos contar também?
Cada dia que passa conseguem estragar mais o futebol, que só não vai acabar porque vivemos de pão e circo.
Quarta-feira, Março 25 at 0:47
Rica, você erra em taxar os São Paulinos e todos os outros torcedores como pessoas que não vão ter bom senso em discutir isso. Vai ter os “surtados”, mas não subestime tanto assim as pessoas.
Para você ver que a sua opinião não é assim tão “absoluta”, pois parece que só você vai pensar com bom senso, listo aqui opiniões de jornalistas que se pronunciaram em seus blogs e um trecho dos seus comentários:
Alberto Helena Junior – CONTRA
“Não há como, em nome do bom senso e da história, acoplar ambas as competições numa só, por um determinado período apenas.
Mas, enfim, como o brasileiro é zero em história e os cartolas, em bom senso, tudo será feito ao sabor deste ou daquele interesse político. E seja lá o que o Diabo quiser, que Deus, há muito, deixou de iluminar essa gente.”
Paulo Vinicius Coelho, o PVC – CONTRA
“Ganharam a Taça Brasil, irmã mais velha da Copa do Brasil, e o Robertão, irmão mais velho do Brasileiro. Mas não se deve incluir esses títulos na galeria dos campeões brasileiros.
Quem conhece a história, sabe a importância de cada um deles.
Para quem desconhece, equiparar ou não não faz a menor diferença.”
Juca Kfouri – CONTRA
“Mas alguém já disse que a Taça Brasil é a mãe da Copa do Brasil e o Robertão é o pai do Brasileirão.
E é isso mesmo.
Uma é a mãe e o outro é o pai, razão pela qual não são os filhos.
Cada título teve sua importância e sua época.
E deveria bastar.”
Luís Carlos Quartarollo – FAVOR
“É justo que estas equipes sejam reconhecidas como campeãs do Brasil.”
Mauro Beting – FAVOR
“Os campeões do Robertão podem e devem ser campeões brasileiros reconhecidos pela CBF, Fifa, Liga da Justiça, quem mais quiser.
Mas, os da Taça Brasil, para este humilde escriba, não”
Milton Neves – FAVOR
“É justo, portanto, que a “dona” CBF faça a justiça histórica e reconheça os vencedores.”
Esses foram os comentários que eu achei até o momento. Por acaso, deu empate entre os contra e a favor. Ou seja, pessoas de “bom senso” que também não veem uma coisa tão definitiva assim para esse assunto.
PS: Eu estava sem uma posição definida. Depois de ler as argumentações, achei a do Juca a melhor e portanto acho que os títulos não devem ser reconhecidos como campeonatos brasileiros.
PS 2: Os comentários da grande maioria dos são paulinos aqui tem fundamento. Não vi as opiniões irracionais que você esperava, de acordo com a sua ironia. (talvez você não as tenha incluído no blog). hehehe.
Quarta-feira, Março 25 at 17:27
Gostei da analise, mas colocar o comentário do Milton Neves é sacanagem.
Agora só falta o do Chico Lang, Flávio Prado e Fernando Vannucci.
Quarta-feira, Março 25 at 0:50
o SPFC ganhou 2x o MUNDIAL INTERCLUBES e todo sao-paulino considerou como TITULO MUNDIAL, mesmo sem aval da FIFA!
Pq os PORKINHAS & CIA precisam de aval para acharem q FORAM CAMPEOES brasileiros, mesmo sem aval da CBF?
Tem tanta coisa para os caras discutir, nego fica MENDIGANDO titulos eh PIADA!
CAMPEAO DO FAX E DO DOSSIE!!!
t+
Quarta-feira, Março 25 at 0:59
parabens pelo post
mto bom
Rei da Moda
http://reidamoda.wordpress.com
Quarta-feira, Março 25 at 1:17
Isso é pra esconder a incompetência e mediocridade desses times. Sabem que não vão alcançar o São Paulo e ficam querendo desenterrar títulos de 1 século atrás.
Isso se chama complexo de inferioridade ou, nada mais é do que a consciência da incapacidade de se buscar novas conquistas.
Fazer o quê, né? Pobres adversários.
Quarta-feira, Março 25 at 1:40
Para mim o Roberto Gomes Pedrosa deve ser considerado Brasileiro.
A taça Brasil não.
Quarta-feira, Março 25 at 1:42
Alias, muito são paulino aí, só pq o time deles não tem passado querem desmerecer o passado dos outros.
MAIS RESPEITO.
não se esqueçam que o futebol é CICLICO.
Alias, cuidado para não se esquecerem qual time vcs torcem quando ele parar de vencer. (como foi de 93 até 2005)
Quarta-feira, Março 25 at 8:57
Caro porquinho, quem está desmerecendo o próprio passado são os atuais dirigentes de seus clubes, quando pedem que se compare o atual campeonato brasileiro cheio de times meia-boca com campeonatos muito mais disputados, com jogadores infinitamente melhores e com mais dignidade e profissionalismo além de amor a camisa daquela época. Para esses dirigentes e torcedores como vc é que “eu” peço mais respeito.
Estão desmerecendo títulos importantes ganho por jogadores importantíssimos para a histório do nosso futebol! Com essas atitudes impensadas, cheias de inveja, dor de cotovelo, mágoas etc.. vcs só conseguem minimizar cada vez mais a importãncia desses títulos.
Meu avô que é Palmeirense assim como sobrinhos também palmeirenses, se orgulham muito de todos os títulos ganhos pela porcada e não estão nem aí se a Rede globo, a Folha de S P o Jornal Lance e todo o resto da mídia falam que o São Paulo é o maior ganhador de titulos do campeonato brasileiro.
Acordem, antes que vcs se tornem pequenos como clubes do interior que caem nas mãos de “famiglias” com muito dinheiro e nenhuma dignidade.
Quarta-feira, Março 25 at 19:17
[antes que vcs se tornem pequenos como clubes do interior que caem nas mãos de “famiglias” com muito dinheiro e nenhuma dignidade.]
HUAHUAHUAHAUHAUHAU
De 94 até 05 tu torcia pra qual time? QUAL É A DESCULPINHA QUE VC DAVA? NÃO GOSTO DE FUTEBOL???
ZÉ RUELA, BAMBI MODINHA…
Quinta-feira, Março 26 at 9:22
Só contestou a parte de virar pequenininho? e o resto, concorda com genero numero e grau? então tá bom. Já deu prá perceber que vcs tão apavorados mesmo… deixa o Maior do Mundo em paz, vão cuidar do seu chiqueiro… se não VAI VIRAR O GUARANÍ!! he he !!
Quarta-feira, Março 25 at 8:33
“Como diz Celso Unzelte, não é preciso transformar D. Pedro II, o Imperador do Brasil, em presidente do país para saber que era ele que mandava no país.
Cada título teve sua importância e sua época.
E deveria bastar.”
Juca Kfouri
Quarta-feira, Março 25 at 8:34
Robertão é Robertão e Camp Brasileiro é Camp Brasileiro!
Pronto! Num tem oq inventar…
Quarta-feira, Março 25 at 8:36
Ah toma vergonha viu !
Ninguem ta desmerecendo os titulos…
Pode Falar Assim:
Meu time tem 4 Brasileirões, 1 Libertadores, 0 Mundiais e 4 Robertões.
Camiseta 4 – 1 – 0 – 4
Nada mais justo…
Quarta-feira, Março 25 at 8:38
Então podemos falar que a Conmebol é Libertadores ?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Envia o Dossiê JUVENAL
Quarta-feira, Março 25 at 8:46
Acho que a importância desses torneios já foi dada ou não pelo reconhecimento dados aos ex jogadores de cada time. Lembro que até uns anos ex jogador do Palmeiras não tinha qualquer chance de ter um cargo no clube. Isso só foi quebrado na diretoria anterior quando contratou o Toninho Cecílio. Aí compraremos essa postura com querer reconhecimento de seus títulos do passado. Beira a hipocrisia.
Acho também que a CBF está adorando isso pois assim fica com esses times na palma da mão para aprovar cada vez mais seus desmandos sem questiona-los nunca. Quanto ao fato que ultrapassarem o SP em número de títulos, concordo com as opiniões aqui que é mais um estímulo para o SP. E aí Rica? Será que realmente os comentários foram tão sem noção assim como você deu a entender com sua ironia? Os saopaulinos estão aprendendo a argumentar e você tem parte nisso. Parabens pelo excelente blog.
Quarta-feira, Março 25 at 8:57
Bando de bebê chorão, num guenta bebe leite criançada!! hhueahuhaueauehau…
A vdd eh q os timecos tão se mordeeeendo de ciúmes do São Paulo!! kkkkk
Taça Comenbol do SP vai virar Liberta tb tá?
e o campeonato de verão do Uruguai esse ano vai na conta da Libertadores do Cruzeiro tb…
Faz o seguinte timecos, vcs deviam aproveitar que estão abaixo do SPFC e seguir o exemplo do titio, qm sabe um dia vcs n chegam la?!
Quarta-feira, Março 25 at 8:58
*Conmebol
Quarta-feira, Março 25 at 9:01
Taça Brasil e Robertão
por Mauro Beting
Taça Brasil (1959-1968) é a mãe da Copa do Brasil – um torneio eliminatório, com representantes de quase todo o país; o Robertão (1967-70) é o pai do Brasileirão – um campeonato de fato, quase sempre com regulamentos discutíveis, clubes igualmente convidados, mas, de um modo geral, com os melhores do país, na época de ouro do futebol brasileiro.
Por mim, o campeão do Robertão é tão campeão brasileiro quanto qualquer outro a partir de 1971. O campeão da Taça Brasil é tão campeão como qualquer campeão da Copa do Brasil a partir de 1989.
Mas embora entendendo que não houvesse outro torneio de caráter nacional até 1967; embora a Taça Brasil concedesse vaga para a Libertadores da América (disputada a partir de 1960), ainda não considero Taça Brasil e Robertão o mesmo tipo de torneio. O que não desmerece todos os campeões a partir de 1959. Nem tira o significado histórico e esportivo de cada conquista.
(Pode me chamar de filho daquilo. Só não xingue meu pai, que só não apresentou o evento dos clubes pleiteantes no Palestra Itália por compromissos profissionais previamente assumidos: diferentemente do filho que vos escreve, Joelmir Beting entende que todos os campeões da Taça Brasil e Robertão também são “campeões brasileiros”, como pretendem Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo e Bahia).
O Palmeiras, campeão da segunda Taça Brasil, jogou só quatro vezes (contra Fluminense e Fortaleza) e foi para a Libertadores-61. O Cruzeiro-66 fez apenas seis jogos e foi campeão – o que não tira mérito desses vencedores, mas apenas contextualiza as diferenças entre os campeonatos. O Santos, por exemplo, no brilhante pentacampeonato da Taça Brasil, só uma vez entrou nas quartas-de-final. Todas as demais, como representante paulista e/ou campeão do ano anterior, só jogou a partir das semifinais – o que não mudaria nada: se entrasse antes, possivelmente venceria todos os rivais, do jeito que Pelé e companhia ilimitada quisessem. Dos cinco canecos alvinegros, três foram invictos. O Santos chegou a ficar 16 jogos sem derrota no torneio. Quando não foi (penta)campeão, foi duas vezes vice, em 1959 e 1966. Só não jogou todos os torneios porque o Palmeiras ganhou dois estaduais, e, em 1968, nenhum paulista disputou a esvaziada Taça Brasil.
Jogar pouco não tira o mérito de ninguém. E jogar muito só aumenta a façanha: o Bahia-59, por exemplo, fez 14 jogos, playoffs incluídos, e venceu o enorme Santos de Pelé. Mérito total para a equipe de Nadinho, Alencar e Biriba. Um dos maiores campeões da história dos torneios nacionais. O grande vencedor do Brasil em 1959. Mas, para mim, não é campeão brasileiro como o Bahia-88. Por mais que se possa discutir aquele torneio, e tantos outros com regulamento absurdos, desde 1971.Em 1967, quando começou o Robertão, ainda existia a Taça Brasil. Em 1968, último ano dela, o Botafogo foi campeão de um torneio já esvaziado, sem a presença dos paulistas. Eles preferiram jogar o Robertão, o pai legítimo, DNA reconhecido do Brasileirão.
A Taça Brasil foi importantíssima para colocar no mapa brasileiro times de vários estados. Foram 80 clubes ao todo que a disputaram. Mas alguns grandes jamais atuaram no torneio, reservado apenas aos campeões estaduais. Gigantes como São Paulo e Corinthians, que viviam longo jejum, nunca participaram da Taça Brasil. Era um torneio muito semelhante à Copa do Brasil. Mas era uma disputa regionalizada: apenas nas fases finais equipes do Norte-Nordeste enfrentavam rivais do Sul-Sudeste e Centro-Oeste. O clube que mais participou da competição foi o Grêmio (9 dos 10 torneios – o Inter só jogou em 1962). O maior aproveitamento de pontos foi do Santos (72%). A turma de Pelé foi quem mais venceu (64%), teve a melhor média de gols (2,9), o maior saldo de gols (53).O Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi o primeiro disputado em grupos, em ida e volta, e com caráter de campeonato, não de copa. No primeiro ano, foram os 15 principais clubes de cinco estados mais poderosos da CBD; de 1968 a 1970, foram 17 equipes de sete estados. Ao todo, 22 clubes participaram, de 1967 a 1970. O Palmeiras foi o maior campeão (duas vezes), o clube que mais pontos conquistou (104), o que mais venceu (41 jogos), o melhor aproveitamento de pontos (67%), o melhor ataque (118 gols), o melhor saldo de gols (45), e teve a terceira melhor média de gols sofridos (o Grêmio foi mais eficiente defensivamente, com 0,9 por jogo).
Em 1967, 15 clubes de cinco estados disputaram o Robertão vencido pelo Palmeiras; em 1968, o Santos foi o primeiro entre 17 clubes de sete estados, divididos em dois grupos; em 1969, o Palmeiras voltaria a ser o melhor de um campeonato com o mesmo número de clubes e estados participantes; em 1970, com os mesmos números e regulamento de 1969 e 1968, o campeão foi o Fluminense.Se Santos (campeão da Taça Brasil de 1961 a 1965), Palmeiras (campeão em 1960 e 1967), Bahia (1959) e Botafogo (1968) querem ser campeões “brasileiros” daquelas temporadas, o Criciúma-91 e o Juventude-99 também são campeões “brasileiros”, como vencedores da Copa do Brasil.
Nesta modesta opinião, não são. Não foram. Pode ser um preciosismo de minha parte, um exagerado apego ao rigor dos fatos (dentro da minha ótica com 7 graus de miopia). Mas é apenas mais uma opinião. Que, dentro do possível, tenta não ser clubista e bairrista e revisionista.
Ressalvas feitas para a Taça Brasil, o Robertão, para mim, é outra história. Mais rica: o Palmeiras campeão do Robertão (em 1967 e 69), o Santos (1968) e o Fluminense (1970) podem se dizer campeões brasileiros. De fato, de direito, de história.
A Taça Brasil apontava o campeão do Brasil, o campeão nacional, o representante brasileiro na Libertadores. Mas não pode e não deve se equiparar ao Robertão e ao Brasileirão. São tipos de campeonatos distintos.
A Taça Brasil só foi ter algo além do mata-mata nas duas últimas edições, com grupos nas fases preliminares. E quando já dividia o calendário com o Robertão.Por casuísmo, já tivemos duplicidade de campeões em outros anos, como em 1987, quando Flamengo foi o campeão brasileiro de fato, e o Sport, de direito (ou o da CBF, reconhecido pela Conmebol).
Os campeões do Robertão podem e devem ser campeões brasileiros reconhecidos pela CBF, Fifa, Liga da Justiça, quem mais quiser.
Mas, os da Taça Brasil, para este humilde escriba, não.E já respondendo a vários questionamentos feitos:
1. Não é desmerecer a Taça Brasil, muito menos seus campeões.
2. Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo tinham equipes para ganhar tudo que disputassem. Foi o maior Bahia de todos os tempos, o maior Santos da riquíssima antologia (para não dizer o maior time da história na primeira metade dos anos 60), foi o melhor Cruzeiro desde a fundação, um dos melhores Botafogo e Palmeiras de todos os tempos e campos.
Como o Flamengo da metade dos anos 50, o Expresso da Vitória vascaíno dos anos 40-50, o Rolo Compressor colorado, a Máquina do São Paulo dos anos 40, o Corinthians do início dos anos 50. Enormes times que não foram “campeõess nacionais” por falta de um torneio.
O que não tira o mérito de nenhum deles. Até porque a bola os reconhece como gigantescos campeões de todos os tempos e campos. Que não precisam de chancela de uma entidade que não dá pelota para a própria história. Ou a reescreve a partir de conveniências, não convivências.
COMPILEI ESSE TEXTO DO BLOG DO MAURO BETTING, PORQUE ESTOU DE ACORDO COM O QUE ELE PENSA, E O RICA PENSA A MESMA COISA DO MAURO BETTING PELO JEITO.
Quarta-feira, Março 25 at 9:22
Daqui 50 anos vão entrar com um dossie alegando que a copa do brasil deve ser reconhecida como campeonato brasileiro, pois jogavam times de todo pais……….
Cada campeonato tem seu valor independente do nome, querer mudar o nome por conveniencia e mto feio
Quarta-feira, Março 25 at 10:08
a mangueira tem 18 ou 17 titulos kkkkkkkkkkkkkkk ! eh a segunda maior campeã !! perde soh pra portela !
Quarta-feira, Março 25 at 11:56
E a Grande Mocidade Independente ?
Quarta-feira, Março 25 at 10:44
Pergunta: Os queridinhos da GLOBO (Flamengo e Corinthians) têm algum título nesse bolo aí?
Resposta: Não.
Conclusão: Então não vai acontecer nada. Fica tudo como está.
Quarta-feira, Março 25 at 10:58
Nao concordo ,nem discordo,muito pelo contrario,rsrs
Quarta-feira, Março 25 at 11:07
Alô alô criançada!
É dia de alegria, é dia de festa, é dia de brincadeira! Vem aí a turma do DOSSIÊ trazendo alegria para todos os seus torcedores!
Sim, a turma do DOSSIÊ é alegre e festiva! Não basta ser Garoto Juca, Vovó Mafalda, Papai Papudo, Robozo, Lelé, Lili, Macarrão e Salsi Fufú… É preciso aparecer!
A turma do DOSSIÊ quer reconhecimento dos antigos pré campeonatos nacionais como campeonatos brasileiros. Alegam que do jeito que está “parece” que o futebol brasileiro começou à partir de 1971.
Eles querem ser reconhecidos, criançada!
Igualzinho aquela criança que sempre ganhou chamego em casa e, depois de tanto apanhar no colégio, corre para casa para buscar o colo e o arrego da mamãe.
Pois é, a CBF é a mamãe deles.
Que meigo…
É também igualzinho aquele quarentão careca e barrigudo que não pega mais nenhuma mulher e que o passatempo preferido é reunir os outros carecas, quarentões e barrigudos da turma para falar da mulherada que pegaram na faculdade, nos seus anos dourados. Depois vai todo mundo para um inferninho comprar as primas da noite.
Falando sério: Reconhecer títulos ganhos no passado como títulos do presente é tentativa desesperada e infantil de auto afirmação. Não que tais condecorações não tenham o seus valores na história mas, como disse o Juca Kfouri em seu blog, cada título teve sua importância na época e acabou. Ou será que irão aproveitar a deixa para vender camisetas comemorativas para a torcida?
Enquanto os bebezinhos e dinossauros buscam reconhecer as glórias do passado como campeonatos brasileiros, como um atestado de incompetência no presente e um alento para a torcida que nem era espermatozóide quando essas glórias aconteceram, se esquecem do verdadeiro foco: Crescer, se organizar e se cuidar financeiramente. É isso que leva aos títulos, seja no passado, presente ou futuro.
Agora voltando a rir: Será que, depois dessa, o tricolor não deveria apresentar um DOSSIÊ para a FIFA com a tese de que deveria participar da UEFA Champions League por falta de esportividade e competitividade no cenário brasileiro? hahaha
Ainda bem que não estamos metidos nessa patota. Pois assim podemos rir… Sempre rir!
Saudações tricolores!
ESSA FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO DE TODOAS QUE LI.
O RESTO É BALELA…….
Quarta-feira, Março 25 at 11:26
É uma maneira muito simplista de ver o torcedor… do jeito que vc diz, parece que somos todos acéfalos… não concordo com tal reconhecimento, mas não porque sou sãopaulino e o São Paulo não ganhou nada no período, como vc disse… sou contrário fundado nos argumentos bem exposados por Juca kfouri, PVC, Birner, entre outros…
Quarta-feira, Março 25 at 11:28
MARÇO DE 2009: Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo e Bahia entram com um dossiê pleiteando o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e Robertão. CBF promete analisar.
DEZEMBRO DE 2009: SÃO PAULO F.C. conquista o Brasileirão pela 7ª vez. Assunto “dossiê” volta a ganhar fôlego.
MAIO DE 2010: CBF reconhece os títulos da Taça Brasil e Robertão. Com isso, Santos e Palmeiras passam à frente (8 títulos) do São Paulo (7 títulos). Torcedores do Santos e Palmeiras saem às ruasem comemoração, engrossados pela torcida corinthiana, que embora não tenha sido beneficiada pela decisão, vê na situação uma forma de cutucar o Maior do Mundo, que já caminha para sua 5ª libertadores (”Jogamos água no chope deles”, comemora Andrés Sanches).
DEZEMBRO DE 2010: SÃO PAULO F.C. fatura 8º título Brasileiro, igualando-se aos 8 títulos de Palmeiras e Santos. Rivais já articulam movimento para inclusão dos títulos da Copa do Brasil ao cartel de títulos do Brasileirão.
JUNHO DE 2011: O Robertão era também conhecido como Taça de Prata. Ao saber disso, Juventus/SP também quer ser campeão brasileiro, pois ganhou um torneio chamado Taça de Prata em 1982.
DEZEMBRO DE 2011: SÃO PAULO F.C. fatura 9 título Brasileiro, tornando-se o maior campeão brasileiro de todos os tempos. Palmeiras tenta mais uma vez, sem sucesso, o reconhecimento pela FIFA do título da COPA FAX 1951.
ANO DE 2015: Com o SPFC acumulando 12 títulos brasileiros, rivais do Rio e de SP se articulam para obter da CBF o reconhecimento dos títulos do torneio Rio-São Paulo como títulos nacionais. Clubes de outras regiões do país alegam discriminação e pleiteiam reconhecimento também das Copas do Nordeste, Copa Sul-Minas, Copa Centro-Oeste, Copa Norte e Torneio do Povo.
ANO DE 2016: CBF anuncia que todas as Copas do Brasil, Copas do Nordeste, Copa Sul-Minas, Copa Centro-Oeste, Copa Norte e Torneio do Povo também valerão como Campeonatos Brasieliros. (”Desta vez ferramos o São Paulo”, comemora J.Hawilla da Traffic).
ANO DE 2018:Palmeiras tenta mais uma vez, sem sucesso, o reconhecimento pela FIFA do título da COPA FAX 1951.
ANO DE 2019: Taquaral f.c. do Jardim Primavera tenta na CBF o reconhecimento do título Mundial de 1986. (”Enviamos convites para Real Madrid, Milan e Manchester United. Como eles não vieram jogar, ganhamos todos os jogos por W.O. e fomos campeões mundiais invictos”).
ANO DE 2025: Com 23 títulos, o SÃO PAULO F.C. ultrapassa todos os rivais e torna-se o maior campeão brasileiro da história.
ANO DE 2027: Corinthians pleiteia na CBF a inclusão de todos os seus títulos de campeão do paulistinha no cartel de campeonatos brasileiros. Para ganhar mais um fôlego, também inclui no pedido a inclusão das Copinhas SP de futebol junior.
ANO DE 2028: Alegando discriminação, todos os demais clubes de outros estados querem ter seus títulos estaduais incluídos. CBF reconhece os títulos e o ABC/RN torna-se o maior campeão nacional do país.
ANO DE 2051: Palmeiras tenta mais uma vez, sem sucesso, o reconhecimento pela FIFA do título da COPA FAX 1951. (”É ano de centenário, agora vai…”, diz Luxemburgo Filho, presidente do Palmeiras.)
Quarta-feira, Março 25 at 11:54
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A melhor mano, essa foi sensacional !
Quarta-feira, Março 25 at 12:06
Documentos achados no porão da CBF mostram que houve um campeonato entre índios no Brasil Colonial com tribos de varias partes do Brasil. Ganharam índios que usavam penas verdes de papagaio enfiada na bunda. Creio que esse campeonato deve ser reconhecido como o Primeiro Brasileirão e o título deve ser dado ao Palmeiras. (créditos: Zezão Tricolor)
Quarta-feira, Março 25 at 12:06
hahahahaha
muito boa!!!!!
Quarta-feira, Março 25 at 12:39
Heheheh, boa!!
E olha que eu sou Palmeirense!! A parte do Andres Sanchez “jogando água no chopp” foi ótima! hahaha
Quarta-feira, Março 25 at 12:44
ahahahahaa sensacional….
Quarta-feira, Março 25 at 13:57
SENSACIONAL!!!!!!
Quarta-feira, Março 25 at 16:21
Esse foi o Melhor… merece um post.
Quinta-feira, Março 26 at 1:12
hauahuahuahua!
Quarta-feira, Março 25 at 12:52
Sou contra o reconhecimento da Taça Brasil como Campeonato Brasileiro. Sou contra devido ao formato que era disputado. Era uma “copa” onde do meu ponto de vista, injustamente clubes cariocas e paulistas entravam somente na semi-final.
Criada em 1959 pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), a Taça Brasil dava a oportunidade de equipes do Brasil inteiro se enfrentarem em uma competição nacional e indicava os clubes que iriam representar o País na também recém criada Taça Libertadores da América. O torneio era disputado com a mesma fórmula da atual Copa do Brasil: os campeões e alguns vices dos campeonatos estaduais disputavam partidas eliminatórias de ida e volta. Apenas os clubes paulistas e cariocas entravam somente nas semifinais. O campeão da Taça Brasil ganhava o direito de disputar a Libertadores. Foi disputada até 1968.
Reconhecer os campeões desta taça como Campeões Brasileiros, seria o mesmo que daqui 40 anos o Sport Recife ser reconhecido Campeão Brasileiro de 2008.
Já com relação à Taça de Prata ou Roberto Gomes Pedrosa ou Robertão, sou à favor do reconhecimento.
Inicialmente foi como passou a ser chamado o Torneio Rio-São Paulo a partir de 1955. O nome era uma homenagem ao presidente da Federação Paulista e ex goleiro do São Paulo, Roberto Gomes Pedrosa, morto no ano anterior. Em 1967, a competição deixou de ser disputada apenas entre clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo e passou a contar com equipes dos Estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. No ano seguinte, clubes de Pernambuco e da Bahia completaram a lista de participantes. O torneio ficou conhecido como “Robertão” e a partir de 1968 foi disputado também com o nome de “Taça de Prata”.
Foi disputada sob o regulamento de dois grupos onde o primeiro e segundo colocado de cada grupo disputariam o quadrangular final.
Tem realmente uma “cara” de Campeonato Brasileiro.
Pergunto ainda: quem seria o Campeão Brasileiro de 1968? O Botafogo que conquistou a Taça Brasil, o Santos que conquistou o Robertão ou os dois? Os dois? Como poderia dois clubes serem considerados Campeões Brasileiros no mesmo ano, disputando competições distintas? É como comparar hoje a Copa do Brasil com o Campeonato Brasileiro. E em 1969? O Palmeiras seria Campeão Brasileiro duas vezes no mesmo ano? Muito mais estranho.
A alegação de que da “forma como está, parece que o futebol Brasileiro foi criado em 1971″ cai por terra, pois o futebol no Brasil começou muito antes de 1959. E quem são os Campeões Brasileiros antes disso?
As duas competições tiveram sua importância, tem sim o seu valor, mas foram extintas. A discussão pode ser válida com relação ao Robertão, mas nunca a Taça Brasil. E digo mais! Acredito que a Taça Brasil só entrou na jogada para o tal do Dossiê ganhar força na mídia, pois senão seriam apenas Santos, Palmeiras e Fluminense nessa discussão. Pode ser ainda que em virtude disso, seja aceito o reconhecimento somente do Robertão devido à essa equivalência da Taça Brasil com a Copa do Brasil.
Até o momento a CBF tomou conhecimento somente pela imprensa. E muita água vai rolar antes da decisão final.
Mas o que mais me chama a atenção é o que tenho visto sendo questionado por aí: por que demoraram 40 anos para reclamar o reconhecimento desses títulos?
http://danalmeida.wordpress.com/2009/03/25/e-o-tal-do-dossie/
Quarta-feira, Março 25 at 13:25
rapaz… eu ñ sabia q dava pra colocar negrito nos comentarios…
Quarta-feira, Março 25 at 12:55
Tiro no pé
Março 25, 2009 by Paulinho
O Movimento arquitetado para reconhecer os títulos nacionais disputados antes de 1971, em minha opinião, é fora de propósito.
Foram sim, muito importantes, em suas épocas.
E foram comemorados efusivamente, como tinha que ser.
Mas possuem, sem dúvida, peso diferente.
Os dirigentes, em vez de revirar o passado, deveriam se preocupar com o presente, para que o futuro seja um pouco melhor.
Quem tenta dar valor maior a uma conquista do que ela realmente tem, acaba, na verdade, por diminuí-la.
Um verdadeiro tiro no pé.
Fonte: http://blogdopaulinho.wordpress.com/
Quarta-feira, Março 25 at 13:08
Rica, me responde uma coisa.
Porque vc insiste em falar de uma coisa sobre a qual, nunca procurou saber?
Foi assim com sua primeira opinião sobre a nova contagem de pontos da fórmula 1.
E agora me fala que as fórmulas eram parecidas?
Leia um pouco sobre os dois campeonatos.
O que chega mais próximo de um Brasileiro, é o de 70. O Flu é o único que pode questionar alguma coisa.
Mesmo assim, campeonato é campeonato, não da pra ser campeão de algo que não existiu.
Mas isso você sabe, sabe também que não é questão clubistica.
É um péssimo precedente, se isso for aceito.
Quarta-feira, Março 25 at 13:16
Na boa, por mim podem fazer o que quiserem, futebol no Brasil nao tem critério nenhum mesmo… tô pouco me lixando se o Palmeiras ou o Santos vao ter 8 “brasileiros”, daqui no máximo 5 anos o SPFC já passa eles de novo
Quarta-feira, Março 25 at 13:38
Os caras não estão mais aguentando o São Paulo:
Estádio da Copa;
Hexa Brasileiro;
Tri Libertadores;
Tri Mundial ou Inteclubes (como queiram chamar);
Filme Soberano;
DVD do Hexa (duplo);
CT de Cotia;
Lojas Moveis;
Lojas e Livrarias no Morumbi;
Cinema no Morumbi;
Bar temático no Morumbi;
Maior estádio particular…
Escrevo mais? Isso pq a equipe do São Paulo trabalha e sabe divulgar isso o que outras equipes não conseguem e ficam querendo acordar mortos para voltar a ser lembrado.
Quarta-feira, Março 25 at 13:54
Nós temos:
A fazendinha;
o terrão;
um CT de primeiro mundo em Itaquera;
7 copinhas SP;
um “super-mundial” interclubes;
temos a Gayviões da Fiel;
Ou seja, o Coringão é o melhor de todos. Não tem o que discutir.
Quarta-feira, Março 25 at 13:42
Esse dossiê é uma idéia terrível. Coisa de gente que não tem o q fazer.
Leia mais sobre ele no meu blog: http://rafaelsugiyama.wordpress.com
Abraços!
Quarta-feira, Março 25 at 14:01
Rica, sabe se o São Paulo acertou com alguma empresa para a terceirização da confecção e venda de ingressos?
Acabei de comprar o ingresso para o jogo de sábado e o cartão mudou radicalmente para melhor. É feito de um plático mais rígido, com o Morumbi estampado, tem um canhotinho para ficar como comprovantes e não é retangular… Olha, qualidade excelente… Parece um ingresso de show…
Quarta-feira, Março 25 at 14:28
Nao tem que unificar nada nao, parece até perseguiçao , o SP se torna o maior campeao brasileiro ai inventam isso, o sao paulo ganha o penta brasileiro apartir dai que o flamengo reclama da taça …
O SP nao pode chegar no topo que os invejosos ja começam a querer tirar o mérito e diminuir as conquistas
Quarta-feira, Março 25 at 14:48
Na boa, a superioridade do São Paulo nao vai mudar em nada. Esses clubes estão se apequenando com esse dossiê e parecem cada vez mais viver do passado.
Quarta-feira, Março 25 at 14:59
O engraçado que aqui soh tem um MONTE DE CRIANÇA QUE ACOMPANHA FUTEBOL DESDE 1990….
Aprendam a respeitar o passado seus retardados……….
Nossa perrone, tem muita frutinha nesse blog meu caro, vc faz um puta serviço de jornalismo imparçial mas isso aqui tá parecendo a parada gay, não dá nem pra discutir!
Abraços e infelizmente nunca mais volto aqui, é muito desrespeito com os outros times…..
Quinta-feira, Março 26 at 9:12
“imparçial”….hehehehehe
Que burro.
Quinta-feira, Março 26 at 9:38
Desculpa entao CONDE DRÁCULA…
EXPERIENTÃO, FODÃO, MALANDRÃO, VIVEU OS ANOS DE OURO PÁ.. ENTENDIDÃO, MACHÃO…
Vai tomar Viagra seu lixo!
Quarta-feira, Março 25 at 15:17
Cara, na boa, desculpa desvirtuar o assunto, mas…
Quem disse que o Flamengo só reclamou depois que o São Paulo ganhou o Penta? Todos os rubro-negros (diretoria, jogadores da época e torcida) sempre bradaram aos quatro cantos que somos penta-campeões desde 92. Ao contrário de Palmeirenses, que nunca se disseram Hexa, e de Santistas, que não se dizem octa. Tudo bem vocês ficarem vivendo nesse mundinho cor-de-rosa onde só o SPFC existe, mas por favor, não fechem os olhos pros fatos. Essa discussão toda só começou por que a diretoria do SPFC, numa atitude mal-caráter, veio a público dizer que era o primeiro penta do Brasil. Em suma, olhem os fatos e vocês vão ver quem foi que começou de birrinha.
São os são-paulinos que querem desmerecer o título alheio. E agora vem mais uma vez dizer que o título dos outros não tem mérito. Valha-me Deus, santa ignorância…
PS: obviamente, Rica, este comentário não visa atingir você, nem qualquer outro São-Paulino que honre a camisa que veste. Já esses manés…
Quarta-feira, Março 25 at 15:57
Na verdade aconteceu o contrário, os outros times é que ficaram com “birrinha” do São Paulo e começaram a se “mexer”.
Pq a diretoria do Flamengo não foi requerer a taça das bolinhas (e o reconhecimento do título) logo depois que conquistou o suposto penta?
De 1992 pra cá já se passou bastante tempo (creio eu), mas só em 2007, depois que o São Paulo foi penta campeão que a diretoria flamenguista resolveu reividicar .. pq será?
Será inveja?
E não é o São Paulo que diz que o Flamengo não é penta, é a CBF, o São Paulo tá no seu direito de exaltar suas glórias e não tá menosprezando ninguém, só tá seguindo o que a CBF diz!
Então meu amigo, analise os fatos com razão e não com emoção de torcedor.
Agora tá acontecendo a mesma coisa com esses torneios pré-brasileirão, depois que o São Paulo lançou a camisa 6-3-3 o Santos, Palmeiras e outros times começaram a se declarar octacampeões e tal ..
E também creio que de 1970 pra cá tem muito tempo passado, certo?
Não dava pra eles terem pedido esse reconhecimento antes? Precisava esperar o São Paulo se tornar o maior vencedor de Brasileirões?
O problema é que o sucesso alheio no nosso país incomoda as pessoas, e quem se destaca, ao invés de ser aplaudido e admirado, é invejado e agredido!
Quarta-feira, Março 25 at 16:22
Hahahahahahahahahahahahaha
QUE PIADA……
Quem não respeita quem meu caro?
Eu vou entrar no assunto pq esse seu texto é o cumulo da HIPOCRISIA……
Como o Flmenguista disse, não dá pra discutir, vc meu caro vive num mundo cor de rosa e acha que o SPFC é o SUPER TIME DAS GALAXIAS QUE SÒ TERA ADVERSARIOS SE ESSES FOREM EXTRA-TERRESTRES…
Pq eu sendo Palmeirense não tenho Problema em falar que o SPFC vem ganhando muitos titulos e se tornando um dos maiores do Pais com certeza.
Mas e antes??? Quando o Futebol brasileiro era o MELHOR E MAIS DISPUTADO v6 não ganhavam nem 2 ou 1??
Ai tudo bem, pq vc tem 15 anos no maximo e não sabe de nada?
Pera lá meu, essa desculpinha do panetone sendo construido eu nem vou entrar nos méritos pq vc sabe a minha opinião sobre isso, caso não saiba somente vou falar uma coisa: LAUDO NATEL……
Vc vai querer esquecer que o Palmeiras é o time que SE MANTEM NO TOPO DESDE SUA INAUGURAÇÃO!
Ou seja aprenda a respeitar, quer falar mal fala de quem merece, fluminense, gambás….
Agora querer colocar o CAMPEÃO DO SEC XX como time pequeno é brincadeira neh…….
Abraços e até nunca mais, não volto aqui nem se me pagarem…..
Quarta-feira, Março 25 at 16:42
Eu tenho 27 anos, não 15 .. e não faltei com respeito a ninguém, só falei e verdade (e sei que ela doeu em você, me desculpe).
Meu jovem, você não está usando a razão pra escrever, só quer agredir, ser irônico (sem conseguir), esse seu comportamento é muito comum em torcedores frustrados e invejosos, por não enxergarem em seus times a compentência e espirito vencedor do São Paulo FC.
Quarta-feira, Março 25 at 17:19
Vamos lá, criança. Tem alguns erros em seu argumento, e eu vou tentar explicar razoavelmente, por que não quero brigar, e sim, dialogar.
Caso você não saiba (por que possivelmente não acompanha futebol, e sim o SPFC), a diretoria do Flamengo reinvidica o reconhecimento do título brasileiro de 87 desde 87. Não começamos agora. O que aconteceu é que, em 2007, o SPFC se tornou penta, e NUMA ATITUDE MAL-CARÁTER DA DIRETORIA, resolveu dizer que havia sido o primeiro penta do Brasil. Deste momento em diante, a briga do Flamengo deixou de ser só com a CBF, e passou a ser com o SPFC também. Por isso a reinvidicação ao seu clube (a partir daí você deve ter começado a ver a polêmica, já que entrou na sua esfera). Mas essa briga vem desde que você tinha 5 anos e não sabia o que era um título brasileiro.
Quanto a ter passado bastante tempo de 92 pra cá, você está certo. Vocês demoraram só 15 anos pra empatar com a gente. Parabéns.
Quanto a “estar seguindo o que a CBF diz”, é onde entra o mal-caratismo da sua diretoria, já que o SPFC é membro fundador do clube dos 13, o presidente do SPFC era o presidente do Clube dos 13 nesta época, e há a assinatura dele no documento que reconhece o título do Flamengo. Em suma, quando lhe foi conveniente, ele pegou sua palavra, sua honra, sua assinatua, jogou tudo pro alto e começou a se declarar o “primeiro penta brasileiro”. E somos nós que temos inveja de algo?
Tsc tsc tsc… Lamentável…
Quarta-feira, Março 25 at 19:37
Vai acertar os salários e depois conversa com a galera…rs
Quarta-feira, Março 25 at 22:00
Opa…acabaram os argumentos.
Quinta-feira, Março 26 at 7:37
Até o presidente do Flamengo disse que se o São Pualo fosse campeão, seria uma tragédia, ou seja, demostrou inveja .. pq esperar que os torcedores do Flamengo não se comportem assim também?
É que nesse país as pessoas estão acostumadas a desrespeitar as regras, por isso tem tanto flamenguista querendo “roubar” um título que não é dele, e se revoltam pq sabem que nunca mais cosneguirão ser campeões brasileiros na bola.
Quinta-feira, Março 26 at 11:59
ué..
quem passou 20 anos gritando (uma mentira, ainda por cima!):
“todo mundo tenta.. só o flamengo é penta!”??
poisé.. se gabaram tanto disso que agora, só rstou enfiarem o rabinho no meio das pernas, abaixar a bola, ficar miudinho e deixar os sãopaulinos comemorarem o primeiro penta do CAMPEONATO BRASILEIRO e, na sequência, o primeiro HEXA.
flamengo?
tá só vivendo de passado! no presente, é só coisa ruim… profissionais sem salário, time sumindo com o dinheiro público, atletas olímpicos mandando ver um “cala-boca” à diretoria do clube, etc.
e a tremenda choradeira!
abre o olho, flamenguista!
se continuar se escondendo a cabeça no buraco, o destino do clube será uma (pelo menos) temporada na segundona
Quarta-feira, Março 25 at 15:50
os argumentos usados por eles são muito fracos
a taça brasil era uma seletiva para a libertadores, semelhante a copa dos campeões que existiu até alguns anos atrás no brasil
aquela que o paysandu chegou a ganhar um ano, e o são paulo ficou em vice perdendo pro flamengo em outro
usam-se do fato de não existir outro campeonato de nível nacional na época para então dar um status à esse
o mais engraçado é que quando surgiu outro os dois foram considerados brasileiros KKKKKKKKKKK
é evidente meus amigos que o futebol brasileiro não existe desde 1971
ASSIM COMO TAMBÉM NÃO EXISTE DESDE QUE COMEÇARAM A LIBERTADORES
oras, vamos então reconhecer todas copas anteriores a essa data que foram de nível nacional e transforma-las em brasileiros
que tal?
até o paulistano que nem existe mais teria esse títúlo ^^
Quarta-feira, Março 25 at 21:08
O Paulistano ainda existe sim, e tem mais títulos pré-profissionalização do que o Corinthians. hehehehehehe
Rica, você podia fazer um levantamento dos times que mais foram campeões paulista antes e depois da profissionalização. O Paulistano, o SPAC e o Germânia (Atual EC Pinheiros) devem liderar o ranking hauha
abs
Quarta-feira, Março 25 at 16:28
“A Taça Brasil é a mãe da Copa do Brasil. Enquanto o Robertão é o pai do Brasileirão”.(Mauro Betting).
Quarta-feira, Março 25 at 18:31
O Mauro conta toda a história desses torneios mas entra num conflito de ideias. Ele diz que os torneios precisam valer como Campeonatos Nacionais porque tiveram um peso na época como o Brasileirão tem hoje. Tudo bem, até aí concordo. Aí ele diz q a Taça Brasil tem o peso da Copa do Brasil e o Robertão de um Brasileirão… nesse ponto eu não concordo. A Taça Brasil, no começo, era o torneio mais importante… não existia Robertão ainda… então ela era o “Brasileirão”. Depois quando os torneios passaram a existir simultaneamente, aí sim, um virou a Copa do Brasil (Taça Brasil) e o outro o Brasileirão (Robertão) porque os times até se poupavam pro Robertão e abriam mão da Taça de Prata. Então se é pra dar pesos adequados, é importante que se faça um estudo pra separar, porque até mesmo entre uma Taça Brasil e outra houve diferença dependendo do ano. O assunto é muito complexo, como eu duvido muito que façam um estudo detalhado acho melhor deixar como está, se a maioria, que não procura saber sobre a história do futebol brasileiro, ignora o currículo desses times, azar o da maioria. O Santos sabe o valor que tem, o Botafogo idem, não é meia duzia de torcedor que vai dizer q A é grande e B pequeno q terão razão.
Ps: sou são paulino, acho q deveria ficar como está. Ou faz um estudo muito detalhado ou deixa assim. Até porque tem campeonato estadual com peso de nacional, antes de haver Robertão e Taça Brasil quem era o campeão brasileiro?
Quinta-feira, Março 26 at 11:54
isso!
PAI É PAI!
não tem como ele ser pai e filho dele mesmo, né?
a mesma coisa com a “mãe”…
Quarta-feira, Março 25 at 17:44
Que piada… se ambos os titulos (Taça Brasil e Taça de Prata)fosse considerados Brasileiros… teriamos um time duas vezes campeão Brasilei roem um mesmo ano (Palmeiras campeão das duas competições em 1967.
QUE ridiculo…
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quinta-feira, Março 26 at 1:16
assim como em 2000, a FIFA “reconhece” os titulos do BOCA e do CORINTXA como campeoes mundiais de clubes!!!
Quinta-feira, Março 26 at 11:52
é..
mas o mesmo time no mesmo ano.. seria inédito!
uma piada, mesmo!!!!
rsrsrssr
Quarta-feira, Março 25 at 20:30
Não tem ainda outro post vai aqui mesmo.
Viu o horário do jogo São Paulo x Guaratinguetá?
Quinta-feira, Março 26 at 1:15
eh melhor esse horario q os jogos das 22h!!!
Quinta-feira, Março 26 at 8:05
Melhor esse horário??? Só se for pra quem tá de férias ou pra quem não trabalha…
Sexta-Feira, Março 27 at 1:02
Sim.. para o pessoal q estuda de MANHA ow A NOITE.. e q esta d ferias.. eh boa!!!
Pessoal q trampa nao tem jeito mesmo.. qlqr horario sera ruim!
Soh final de semana.
t+
Quinta-feira, Março 26 at 9:55
voltamos com as noticias
http://kneladas.wordpress.com/
Quinta-feira, Março 26 at 11:46
sou sãopaulino!
e não me oponho a essa iniciativa!
acho muito legal ver esses times EXPOSTOS AO RIDÍCULO, mendigando um título do passado…
rsrsrsrsrs
dá logo o titulozinho de brinquedo pros bebês não chorarem, vai!!!!!
rsrsrsrsrsrs
Quinta-feira, Março 26 at 15:21
pior q vcs reparam q tirante o cruzeiro, só tem time pekeno querendo os titulos, tipo quem é palmeiras?? bahia?? fluminesne??….. duvido q um sp, um gremio, um inter, verdadeiros times grandes entrariam nessa ladainha, alias como o palmeiras é engraçado, eu casco o bico com o palmeiras e sua torcida