Quando critico as mudanças do Caio Jr me refiro ao seguinte:
- O time do Joel tinha 2 zagueiros, 3 volantes 2 alas abertos. As vezes 2 meias, as vezes um, mas sempre com o Souza na frente. Porque? Porque se você vai agredir sempre com o time vindo de trás, que é o caso com tantos jogadores de marcação, você precisa de um jogador no ataque que receba de costas e prenda alguns segundos para soltar quando todos chegam. Souza fazia isso muito bem. O Josiel não faz. Então, não adianta nada enfiar um baixinho lá na frente pedindo que ele brigue com a zaga esperando o time todo chegar. Ele perderá a bola.
- Outra alternativa do Flamengo sempre foi a subida dos alas até a linha de fundo e o cruzamento mais lento, porque esperava a chegada de 3 homens na área, o outro lateral do outro lado e os volantes na entrada da área. Agora, em virtude do Jailton ter virado zagueiro de vez, os dois volantes não podem vir. Um fica, e com isso o cruzamento sai mais rápido. Só que uma coisa é meter uma bola na ára pro Souza brigar e ter 3 em volta pra arrematar. Outra é mandar pro Josiel ou pro Vandinho sem ter tido tempo de ninguém chegar.
- Se você tem o Jailton na frente dos zagueiros, como tinha muitas vezes até a chegada do Caio, você pode liberar Ibson e Kleberson pra atacar e, assim, abrir Marcelinho e Everton pro apoio aos alas. Quando você tem 3 zagueiros presos, os volantes não podem subir tanto. Assim, um dos meias fica preso a faixa central e deixa a jogada muito mais fácil de se marcar do que se atacassem com 7 ou 6 jogadores espalhados, que era a arma do Flamengo.
- Outra coisa tatica que nào funciona: Se você quer contra-atacar com Everton, Paraiba e Josiel, como você arma um meio campo com volantes que não dão combate? Vai roubar a bola como? Ou enfia alguém igual o Cristian pra isso (que já trocou de clube) ou então adianta o Jailton pro meio pra que a bola seja tomada ali, e nào dentro da área.
- Josiel e Vandinho fazem gols. Mas fazem tendo alguem do lado pra tabelar e puxar marcação. Se colocar na função do Souza, ou seja, sozinho e brigando com 3 caras, não vão passar nunca! É contar demais com um talento que, convenhamos, não é do Josiel e nem do Vandinho. São bons, mas não são “Adrianos”, nem ”Ronaldos”.
- Talvez não seria mais facil adaptar o Everton à direita do que mudar o lado que o Paraíba joga ha 13 anos?
Enfim, é desta forma que eu vejo os erros do Caio Jr. Uma tentativa de mudar o que dava certo e de criar novas fórmulas, mas talvez na hora errada. Nem vou ficar dando o time que eu escalaria, porque ele não vai pra campo e também não vejo todos os treinos pra saber se o que me parece ideal funcionaria. Agora, que tem incoerencias neste time atual, tem! Só ver o número de bolas que o adversário chega na área do Flamengo e o número de bolas bobas que o Flamengo perde lá na frente por não dar tempo de esperar o resto do time chegar.
abs,
RicaPerrone
Quarta-feira, Setembro 24 at 13:49
Concordo especialmente com os erros de marcação…
Não concordo sobre o Christian. Ele era um volante menos pegador do que parecia. Cercava muito também.
Acho que o Ibson disputa posição com o Kleberson. Os dois juntos pode dar certo contra time ruim, mas contra um time como o SPFC, fodeu.
A perda de um pivô é um clássico mesmo. Xingavam tanto o Souza e aí o que rolou. O Fernandão é o cara mais próximo de suprir essa falta.
Quarta-feira, Setembro 24 at 14:00
Eu axo q o Mengo voltou ao normal, time p/ ganhar a taça guanabara, chega em jogos importantes de campeonatos importantes o mengo pipoca, um time q tem apenas uma grande torcida e nda mais.
Quarta-feira, Setembro 24 at 14:02
Concordo 100% com o que vc escreveu. Rica para técnico do Mengão!!!
Quarta-feira, Setembro 24 at 14:09
Concordo 100% com o que vc escreveu. Rica para técnico do Mengão!!!
(2)
rs
Quarta-feira, Setembro 24 at 14:52
Tu é foda, Rica. Leu o jogo com perfeição.
abs
srn
Quarta-feira, Setembro 24 at 14:56
Chega em jogos decisivos o time pipoca???
Vc falou isso ano passado tbm?
Santos, Gremio, SP, Vasco, Corinthians, Atléticos.. sacudimos!!!
E o que vai acontecer novamente esse ano.
CJ não tem que inventar. O que tá faltando é pegada no meio de campo, com outras palavras: AÍRTON!!!
Deixa o mlk morder na meiuca dando cobertura pro LM, o Jailton (Deus me livre) dando cobertura pro Juan e libera os dois. Léo com Marcelinho, Juan com Everton, Ibson chegando de trás e deixa o Josiel na área.
Mas parece mto difícil ver isso…
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:00
kkkkkkkkkkkkk
eu racho o bico!!
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:10
Concordo 100% com o que vc escreveu. Rica para técnico do Mengão!!!
[3]
pow Rica diz ai o time que vc escalaria,vou envia pro site do Harry e seus comentários tbm…diz ai!pls
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:25
Rica,
faz esse favor ae pra todo mundo, vai treinar o Mengo.
rs
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:27
Rica ó o Christian: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL772283-9825,00.html
Como eu disse: acho que vc errou feio nessa. Mas continuo respeitando pra caralho teu trabalho.
Rica:
Ele dizer que o treinador nao foi homem é interpretativo?rsss
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:31
Rica para técnico do Mengooooooo
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:32
Pois é, Rica. O Cristian disse aquilo tudo mesmo. Dizer que “foi interpretativo” é mentira dele. Nisso eu concordo com vc.
O que o link mostra é que nem ele mesmo estava em si quando falou essa merda. Enfim, o Caio Júnior pode ser tudo o que vc disse, mas não pelo que o Cristian falou.
Em tempo: duvido que haja esse racha no Flamengo. Virou clichê da imprensa esportiva dizer isso, mas hj o número de bad boys – como o Cristian aliás – é bem menor.
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:36
Chega desse terceiro zagueiro, vamos voltar para dois zagueiros e dois volantes.
Queria a defesa do Joel com a ofensividade do Caio júnior.
E outra coisa, o ataque tem que marcar junto tbm, pressionar a saída de bola, como Marcinho e Souza faziam. É tão difícil fazer isso?
Eu iria com Airton e Toró(Ibson), Kléberson(Fierro) e Sambueza, e Marcelinho e Vandinho.
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:43
Eu acho que o principal problema do Caio Jr é a Sindrome dos técnicos brasileiros: O medo de perder!
Não tem, em nenhum lugar do mundo, tanto jogador bom de bola, com habilidade e alguns craques como o Brasil e mesmo assim os técnicos teimam em fazer os jogos cada vez mais retrancados…
Não é a toa que o Brasil revela menos craques a cada ano!
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:51
Muito boa sua análise, cara!
Frequento seu blog quase que diariamente, mas não comento muito.. mas achei essa análise bem interessante e resolvi deixar meus parabéns aqui!
Abraços e saudações rubro-negras!
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:52
Mas tendo três zagueiros não é só puxar um para fazer o papel de primeiro volante quando o time vai?
Quarta-feira, Setembro 24 at 15:55
Mas se o Flamengo tem dois laterais que apoia tanto, não é necessário utilizar 2 meias aberto, ou pontas, pois daria acabará congestionando as laterais e esvaziando o meio, dando espaço para à saída de bola adversária…
Quarta-feira, Setembro 24 at 16:01
Não acompanha muito o Flamengo, mas pelo jeito o Caio está deixando o Juan e o Léo Moura, sem função em campo, já que o forte deles é a subida, e ele está colocando dois meias bem aberto formando quase que um 3-4-3…
Quarta-feira, Setembro 24 at 17:31
O rica pega no pé do Caio Jr desde o tempo de porqueiras…
Quarta-feira, Setembro 24 at 18:11
digão Disse:
24 Setembro, 2008 at 2:00 pm
Eu axo q o Mengo voltou ao normal, time p/ ganhar a taça guanabara, chega em jogos importantes de campeonatos importantes o mengo pipoca, um time q tem apenas uma grande torcida e nda mais.
____________________________________________________
AI, NA BOA, MAS VAI TE TOMAR NO CU, TO DE SACO CHEIO DESSES BAMBIS FDP FICAR ENCHENDO O SACO NO TOPICO DO FLAMENGO, TU VE ALGUM FLAMENGUISTA ENCHENDO O SACO QUANDO É TÓPICO DO SP ???????, CARA VAI CUIDAR DO TEU TIME Q NÃO TÁ LÁ ESSAS COISA DIGA-SE DE PASSAGEM!
PERRONE…. ME DESCULPE, MAS CANSEI, PERDI A EDUCAÇÃO AGORA… NOVAMENTE ME DESCULPE.
Quarta-feira, Setembro 24 at 19:16
O Paraíba prefere jogar pela direita. Portanto, nisso vc está errado.
Quanto ao lance do Souza tem toda a razão.
Naquela questão do posicionamento do Jaílton, não sei se concordo. Se isso for um problema, então todos os times que jogam com 3 zagueiros estariam errados?
rica:
Porque? Voce conhece algum time que tenha 3 zagueiros e 2 volantes que nao marcam? rs
Quarta-feira, Setembro 24 at 20:52
Não me referi ao aspecto defensivo, mas ao ofensivo. Vc disse:
“Quando você tem 3 zagueiros presos, os volantes não podem subir tanto.Assim, um dos meias fica preso a faixa central e deixa a jogada muito mais fácil de se marcar do que se atacassem com 7 ou 6 jogadores espalhados (…)”
A minha pergunta é: tem necessidade de atacar com os dois volantes, ou o Caio poderia prender o Kleberson, por exemplo? Porque se tem necessidade de atacar com ambos, então todo time que joga com 3 zagueiros vai ter esse problema.
Por fim, não acho que eles não marquem. O Ibson, por exemplo, rouba muitas bolas. O problema parece de falta de aplicação, de disciplina tática.
Outro problema é que a marcação lá na frente piorou muito. Everton e Marcelinho Paraíba não marcam ninguém.
Sei lá, talvez a solução seja pôr um Toró ou um Airton. O problema é que dá pena de tirar o Kleberson ou o Ibson que dão uma boa saída de bola ao time.
Quarta-feira, Setembro 24 at 21:43
Ulysses, o Kléberson já jogou um pouco mais preso contra o Figueirense. Ele saiu no intervalo (por problemas físicos), mas nos primeiros 45 minutos ele e o time jogaram muito bem, . Não sei o motivo dele não voltar a jogar da mesma forma, se é o Caio Jr, ele mesmo, ou o Ìbson não fazendo nada e obrigando o pobre coitado a jogar pelos dois. Talvez os 3.
Quarta-feira, Setembro 24 at 21:59
Pois é, também achei que o Kleberson foi muito bem contra o Figueirense. Contra o Ipatinga ele não foi mal na marcação, mas realmente tinha um buraco muito grande ali no meio. Eu fui ao maracanã e, lá de cima, dava pra notar muito bem isso. Os caras avançavam até chegar na frente da área.Mas não consegui identificar onde extamente estava o problema. Parecia que os jogadores preferiam não dar o bote.
De fato, o Caio Jr. parece meio perdido. E o que mais me incomoda é a incoerência dele. Alguns jogadroes têm várias chances, outros tem pouquíssimas. Pior: Vandinho e Sambueza foram bem nas chances que tiveram e mesmo assim não conquistam a vaga.
Quarta-feira, Setembro 24 at 22:10
Eu avisei que ele ira acabar o flamengo, todo mundo me chingou… rs
ta ai o resultado!
aproveitando, acessem meu blog =)
http://coisaspramachos.blogspot.com
abraços!
Quarta-feira, Setembro 24 at 22:39
MArcos Paulo, do comentario 20, esse Zé ruela que falou merda, tumultua os posts do Sao Paulo tambem, ele contraria tudo, da uma olhada e vc vera que o problema é sempre com os mesmos!!!Não generalize!!!
Quarta-feira, Setembro 24 at 23:33
vc é parente do daniel perrone e se vc é sãopaulino também gostei do blog
Quarta-feira, Setembro 24 at 23:33
e o time leva um sacode dos juniores… a zaga sem proteção como disse o perrone…
abrçao
Quarta-feira, Setembro 24 at 23:58
“Eu avisei que ele ira acabar o flamengo,”
Com todos os problemas, o time está em 4° lugar, e com grandes chances de no mínimo chegar a Libertadores. O time está tudo, menos acabado.
Quinta-feira, Setembro 25 at 9:09
Ah…qualquer cara que jogue Football Manager pôr pelo menos 1 mês, sabe armar um time melhor que o Caio Jr.
FATO!
Quinta-feira, Setembro 25 at 9:32
Ah…qualquer cara que jogue Football Manager pôr pelo menos 1 mês, sabe armar um time melhor que o Caio Jr. (2)
Quinta-feira, Setembro 25 at 10:43
Concordo 100% com o que vc escreveu. Rica para técnico do Mengão!!!
[4]
Abs.
Quinta-feira, Setembro 25 at 11:17
Rica, parabéns pelo blog!
Acompanho todo dia, não tenho o que reclamar/cornetar aqui! Concordo com o que você disse sobre o flamengo, o Caio Jr anda mesmo meio perdido. Não acho que funcione mesmo o Ibson e o Kleberson juntos. Acho que o flamengo está começando a brincar em um momento que não pode ser de brincadeira. Não tenho duvida de que com tempo o Caio montaria um esquema muito bom, mas como eu disse, isso não é hora. Acredito que dá te pra fazero josiel segurar a bola, mas existem muitas variaves que influenciam. Acho que não da pra manter o Everton, ele é novo é bom mas não tem um rendimento constante. Acho que com o sambueza sabendo cadenciar o jogo e tento boa visão pode ate ajudar muito mais. Acompanho os treinos do flamengo por blogs aqui do rio, e pelo que vejo o cara anda se sobressaindo, mas o Caio ainda insiste, acho ate pelo fato de querer manter a velocidade do time, mas tudo tem um preço né. Como vc disse nao tem um cara ali pra segurar e esperar chegar…
Parabéns pelo blog, eu acompanhava pela camunidade do Flamengo no Orkut, ate que decidi conferir o link original, e devo dizer que não me arrependo até hoje.
Quinta-feira, Setembro 25 at 11:30
Sim, o Flamengo está em quarto, está se recuperando após uma queda. Fato!
+ podia estar em condições melhores, não é?
Quinta-feira, Setembro 25 at 12:18
Perrone,
me responde uma pergunta. Descontando os títulos, claro, até pq o Caio Jr. é mais novo que o Muricy…
Caio Jr. ou Muricy??? Qual vc prefere?
Quinta-feira, Setembro 25 at 12:48
Muito bom Perrone.
O Caio tá cheio de jogadores e não consegue arrumar um time…nem na cabeça dele.
E acho tb que ele tá sem coragem para barrar e escalar jogadores.
Ele sabe que não tem o grupo na mão ainda e não tá com esta moral toda que alguns pensam.
Espero que consiga ter o grupo e a moral pro bem do Mengão.
Acho que ele tá errando a mão no meio campo.
Na época do Joel o Flamengo tinha um esquema definido com marcadores no meio campo.
Era um time que não dava muitas chances ao adversário. Até a partida contra o Plameiras este esquema foi mantido sem muitas modificações.
Com a chegada tardia dos reforços o Caio se perdeu.
Agora o Caio resolveu “sumir’ com todos os marcadores do meio campo , deixando o Ibson e o Kleberson que são segundos volantes. E o meio campo do Fla é um convite pro adversário chegar na área rubro negra.
Por isso o Fábio Luciano e o Angelin pedem pelo amor de deus pelo Jailton.
Parabéns pelo Blog.
Tô sempre por aqui e gosto muito dos seus comentários.
PS: Eu acho que um dia vc vai se pegar torcendo pro Mengão contra o São Paulo…hehehehe
Brincadeirinha. Vc já tem muitos problemas com alguns são paulinos…hehe
Abraços
Quinta-feira, Setembro 25 at 17:46
Ah…qualquer cara que jogue Football Manager pôr pelo menos 1 mês, sabe armar um time melhor que o Caio Jr. (3)
ow rica .. desistiu de cornetar o muricy, e vai cornetar o caio jr ? haha